Política

Deputado quer que projeto do “voto justificado” seja encaminhado ao plenário

Leonardo Rocha | 05/09/2013 12:56
Deputado defende que voto justificado seja encaminhado ao plenário (Foto: Divulgação)
Deputado defende que voto justificado seja encaminhado ao plenário (Foto: Divulgação)

Seguindo as últimas tendências do Congresso Nacional, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) espera que seu projeto que altera o regime de votação na Assembleia seja “liberado” pelas comissões e possa ir ao plenário para apreciação dos parlamentares.

A proposta defende que nas votações do legislativo os deputados justifiquem o seu voto, mostrando aos colegas e a população porque se posicionaram daquela forma sobre o projeto. “Não vai atrapalhar o andamento da sessão, já que esta justificativa será rápida, o que queremos é mais transparência nas ações dos deputados”, destacou Marquinhos.

Segundo ele, o projeto foi aprovado na CCJR (Comissão de Constituição e Justiça) e está “parado” nas comissões de mérito da Casa. “Fiz um pedido oficial hoje a mesa diretora para que esta proposta saia da gaveta e seja votado, acredito que agora ele caminhe mais rápido”, apontou Trad.

Voto Aberto – O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) aproveitou a manifestação do colega e também pediu que seu projeto que defende voto aberto na escolha dos conselheiros do TCE (Tribunal de Contas Estadual) também seja apreciado pela Casa. O presidente da Assembleia, o deputado estadual Jerson Domingos (PMDB) afirmou ontem que não havia exceções e que o voto aberto já era estendido a todas as situações na Casa de Leis.

Nos siga no