Política

Deputado pede adiamento do retorno das aulas da Rede Estadual de Ensino

Solicitação é baseada em consenso do Fórum dos Parlamentares das Comissões de Educação de todo o país

Gabriela Couto | 23/02/2021 10:08
Deputado estadual Pedro Kemp indicou o adiamento do retorno das aulas da Rede Estadual de Ensino (Foto: Wagner Guimarães/Assembleia Legislativa)
Deputado estadual Pedro Kemp indicou o adiamento do retorno das aulas da Rede Estadual de Ensino (Foto: Wagner Guimarães/Assembleia Legislativa)

O deputado estadual Pedro Kemp (PT), indicou ao governo do Estado o adiamento do retorno das aulas da REE (Rede Estadual de Ensino). O parlamentar anexou ao pedido uma carta do Fórum dos Parlamentares das Comissões de Educação de todos os estados que solicita a garantia do processo de vacinação dos trabalhadores da educação.

As considerações dos presidentes das comissões de educação das Assembleia Legislativas destacaram a morosidade da vacinação da população, associada às precárias condições sanitárias na maioria dos estados e falta de equipamentos de proteção individual para os educadores. 

"São vários fatores que tornam a escola um perigoso lugar de proliferação do coronavírus. Vimos as experiencias frustradas de retorno das aulas em diversas escolas no mundo e no brasil. Não queremos que a situação da Amazônia se repita no restante do Brasil", destacou Kemp. 

O documento ainda pede que o governo federal assuma de forma republicana o enfrentamento da Covid-19, incentivando e promovendo as medidas de prevenção contra o coronavírus. "Pedimos que seja garantida a compra de vacinas e insumos para o retorno das atividades presenciais nas escolas, mesmo que escalonadas." 

Retorno - Vale lembrar que o retorno dos estudantes está previsto para o dia 1º de março. Nesta terça-feira (23) uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde irá definir o formato que será adotado para aulas. A alternativa será escolhida conforme as orientações dos especialistas da saúde.

O Governo do Estado já investiu R$ 3,6 milhões na aquisição de insumos, que tiveram a distribuição iniciada ainda no ano de 2020 para as unidades da REE e que deverá ser concluída antes do retorno dos alunos, em março. 

Entre os 1,3 milhão de itens, estão frascos (480ml) e bisnagas (100ml) de álcool em gel (70%) e máscaras de algodão reutilizáveis (laváveis), destinadas aos estudantes. 

Para as unidades escolares e profissionais da Rede, serão disponibilizadas luvas e máscaras hospitalares, borrifadores, dispensers de parede (saboneteiras) e dispensers de chão (com pedal), com reservatórios para álcool em gel (70%), termômetros digitais e materiais de limpeza, para higienização e desinfecção dos ambientes.


Nos siga no