Política

Deputado Fábio Trad elogia exemplo japonês da Copa do Mundo

Ludyney Moura | 04/08/2014 18:53
"É tarefa social, e até moral, de cada cidadão zelar e preservar o espaço público", afirma Fábio Trad. (Foto: Divulgação)
"É tarefa social, e até moral, de cada cidadão zelar e preservar o espaço público", afirma Fábio Trad. (Foto: Divulgação)

A cena da torcida japonesa recolhendo o lixo após as partidas de sua seleção durante a Copa do Mundo repercutiu positivamente em várias partes do mundo. Para o deputado federal Fábio Trad (PMDB), a atitude dos torcedores asiáticos deveria servir de exemplo para a nossa sociedade.

“Em sociedades culturalmente mais desenvolvidas, como a do Japão, já se consolidou a consciência coletiva de que o que é público é de todos e, portanto, da responsabilidade de cada indivíduo. Que, em última instância, só se constitui em verdadeiro cidadão quando assume, também, o compromisso objetivo de zelar pelo que é patrimônio da cidadania, da sociedade”, frisou o parlamentar.

Durante um pronunciamento na Câmara Federal durante o período da Copa, Fábio destacou o fato de que os japoneses não recolhiam o lixo para dar exemplo às demais torcidas, mas como um gesto usual de sua cultura.

“Estavam tão-somente exercendo comportamento corriqueiro de uma sociedade que há muito aprendeu que o respeito ao meio ambiente é feito da responsabilidade individual de cada cidadão, de sua consciência erigida em padrão cultural”, destacou o deputado.

De acordo com o parlamentar, apenas uma pequena parcela da população brasileira, entende a responsabilidade que tem de zelar e preservar bens, espaço e o patrimônio público.

“Infelizmente, no Brasil, sempre com as ressalvas que justificam a regra, transferimos para os governos a responsabilidade exclusiva de resolver os problemas resultantes do acúmulo de negligências e omissões individuais. É tarefa social, e até moral, de cada cidadão zelar e preservar o espaço público, que é bem coletivo e não território de ninguém como muitos teimam em ver”, finalizou Fábio Trad.

Nos siga no