Política

Deputado de MS defende ação de diplomata em "fuga" de senador boliviano

Vinícius Squinelo | 27/08/2013 21:03

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) elogiou a conduta do ministro (último cargo antes de embaixador) brasileiro Eduardo Sabóia, na “fuga” do senador Roger Pinto, 53 anos, da Bolívia para o Brasil. O senador oposicionista chegou ao país no sábado (24), entrando por Corumbá, de onde seguiu para Brasília (DF).

Segundo Reinaldo, a vida do senador boliviano Roger Pinto estaria em risco caso ele não saísse da Bolívia. O peessedebista vê o governo de Evo Morales com “aspectos ditatoriais e autoritários”.

“Vejo como um ato de bravura do diplomata Eduardo Sabóia, que se preocupou em preservar a vida do senador da Bolívia, ele está de parabéns por garantir a integridade física do parlamentar boliviano”, comentou Reinaldo.

Entretanto, a ação que resultou na transferência do senador Roger da Embaixada brasileira em La Paz, onde ele permanecia há 15 meses, para Corumbá e de lá para Brasília resultou na saída do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Além disso, o governo brasileiro abriu inquérito para investigar a conduta de Sabóia, que era responsável pela Embaixada do Brasil na capital boliviana.

O senador Roger Pinto chegou no último fim de semana a Brasília após deixar La Paz com um carro da Embaixada brasileira. Ele estava asilado na embaixada do Brasil há 452 dias. O senador fez uma série de denúncias envolvendo suposta corrupção no governo do presidente Evo Morales.

Nesta terça-feira (27), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), declarou que “é deplorável, sob todos os aspectos, a atitude tomada pelo governo da presidente Dilma Rousseff no episódio envolvendo a transferência do senador boliviano Roger Pinto Molina para o país”. Para Aécio, ao expor à execração pública o diplomata Eduardo Sabóia, o governo brasileiro se curva, mais uma vez, a conveniências ideológicas.

Nos siga no Google Notícias