Política

Demora em aposentadoria, gera demissão de diretor no TCE

Leonardo Rocha | 08/12/2014 10:38
Após pressão para finalizar aposentadoria, presidente José Ricardo Cabral demite diretor no TCE (Foto: Divulgação - TCE)
Após pressão para finalizar aposentadoria, presidente José Ricardo Cabral demite diretor no TCE (Foto: Divulgação - TCE)

A demora no processo de aposentadoria do conselheiro José Ricardo Pereira Cabral provocou a exoneração do diretor de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas do Estado, Nilton Leopoldino Rodrigues. O ato foi publicado hoje no Diário Oficial do órgão. 

A decisão ocorreu após reclamações dos deputado Jerson Domingos (PMDB), em entrevista à imprensa, e Londres Machado (PR), que o fez pessoalmente ao presidente do TCE, José Cabral, que pediu, oficialmente, sua aposentadoria no dia 25 de novembro.

Depois de seguir os tramites burocráticos do tribunal, o processo segue para o governador André Puccinelli (PMDB), que indica o nome para preencher a vaga.  

No entanto a demora para conclusão deste processo, começou a gerar a reclamação dos deputados estaduais, já que um dos interessados na vaga é o também deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), que teria a promessa de André que seria indicado.

No último dia 4 de dezembro, o presidente da Assembleia reclamou da demora publicamente, após evento na governadoria. Ele disse que achava "estranho" esta lentidão e que o processo precisava ser acelerado, questionando se era uma ação de "descaso" ou "excesso de zelo".

Jerson ainda afirmou que restava a Cabral cobrar sua diretoria e ter pulso mais firme na hora de exigir a rapidez na tramitação. O deputado Londres Machado inclusive foi pessoalmente conversar com o presidente do Tribunal, para que ele agilizasse este processo.

Após esta pressão do legislativo, Cabral teria dito que caso não fosse acelerado esta burocracia, haveria demissões no Tribunal, o que segundo informações repassadas ao Campo Grande News, justamente gerou a demissão do diretor do Departamento de Gestão.

Vaga - Com esta abertura da vaga, em função da aposentadoria por tempo de serviço de José Ricardo Cabral, restará ao governador André Puccinelli fazer a sua indicação, já que esta (vaga) pertence ao executivo estadual.

André já declarou, no mês passado, que o escolhido seria Arroyo, por ter um compromisso com o deputado do PR, no entanto nas últimas agendas públicas, tem feito mistério sobre sua escolha. O deputado garante que tem a palavra de Puccinelli e que ser conselheiro do TCE, faz parte de seu projeto de vida.

Desfalque - O tribunal funciona com apenas 5 dos sete conselheiros. Osmar Jeronymo, secretário da Casa Civil do Governo, e o deputado Jerson Domingos, nomeado para o lugar de Cícero de Souza, que também se aposentou, ainda não assumiram suas funções.

Nos siga no