Política

Delcídio promete solução para conflito indígena de repercussão nacional

Kleber Clajus e Francisco Júnior | 24/10/2014 14:20
Candidato visitou comércio durante caminhada em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Candidato visitou comércio durante caminhada em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

O senador e candidato ao governo do Estado, Delcídio do Amaral (PT), aposta na força política para concluir negociação entre produtores rurais e indígenas para compra da Fazenda Buriti, em Sidrolândia.

Durante campanha em Campo Grande, nesta sexta-feira (24), o petista afirmou que pretende se “empenhar para resolver essa questão”, além de avaliar que indenização de R$ 110 milhões possa resultar em fechamento de acordo.

O impasse, iniciado no ano passado, diz respeito a indenização de 15 mil hectares em Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, a serem demarcados como terra indígena. A proposta do Ministério da Justiça foi de pagar R$ 80 milhões, mas produtores rurais contrataram laudo particular que apontou valor de 124 milhões pela área e benfeitorias. O caso ganhou repercussão após ordem de reintegração resultar na morte do índio terena, Oziel Gabriel.

“Sempre faltou vontade política. Pretendo no primeiro ano de mandato resolver essa questão e nomear um perito, juntamente com o Ministério da Justiça, para pagar o valor que ele determinar”, completou Delcídio.

Em padarias e comércios dos bairros Taveirópolis e Caiçara, o candidato petista avaliou performance no debate pelo que ouviu nas ruas: “fui muito bem”. Ele voltou a dizer ainda que, caso eleito, irá isentar ICMS das contas de energia elétrica com consumo inferior a 200 quilowatts hora por mês.

Além de mini trio elétrico e correligionários, Delcídio aproveitou o momento do corpo-a-corpo com o eleitor para conversar, dar entrevista para rádio de Dourados no telefone de uma padaria e colar adesivos em veículos.

Nos siga no