Política

Delcídio prega "agilidade" para Bernal superar crise com a Câmara

Zemil Rocha | 03/12/2013 19:38
Para Delcídio, Bernal tem de anunciar mudanças "nos próximos dias" (Foto: arquivo)
Para Delcídio, Bernal tem de anunciar mudanças "nos próximos dias" (Foto: arquivo)

O senador Delcídio do Amaral (PT) ficou satisfeito com a reunião com sete vereadores que hoje integram maioria oposicionista da Câmara de Campo Grande, onde o prefeito Alcides Bernal (PP) tem apoio de apenas oito dos 29 integrantes, e defendeu efetividade e agilidade na construção do governo de coalizão. “Eu senti que os vereadores estão com boa vontade pela governabilidade”, definiu o senador, que é pré-candidato ao governo do Estado e está preocupado com a crise política na Capital.

Bernal reuniu-se na noite de ontem com os vereadores Waldecy Chocolate (PP), Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), Jamal Salem (PRB), Alceu Bueno (PSL), Edson Shimabukuro (PTB), Paulo Pedra (PDT) e Paulo Siufi (PMDB).

Para Amaral, é preciso dar efetividade aos entendimentos que estão sendo buscados junto aos vereadores, por ele próprio, o secretário municipal de Governo, Pedro Chaves, e outros aliados. Considera que a formação de um governo com participação de novos aliados deve ser implementada com urgência. “Eu acho que tem que ser este mês, nos próximos dias”, defendeu o parlamentar.

Indagado se a construção do governo de coalizão só passa pelas secretarias da Juventude e da Mulher, bem como o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMCG), Delcídio demonstrou preferência por uma reestruturação mais ampla. “Eu acho que quando você busca a governabilidade tem de ter abertura para se discutir. Não só espaço a serem ocupados, mas eventualmente fazer alguns ajustes”, defendeu. Ponderou, porém, que “isso é uma decisão do prefeito”.

Bom momento – O senador Delcídio do Amaral considera que o prefeito Alcides Bernal vive um bom momento e tem de aproveitá-lo para superar a crise política. “Estou sentindo que o momento é de entendimento entre as partes, entre a prefeitura e a Câmara. Se buscar a governabilidade necessária para você poder trabalhar por Campo Grande. Um enfrentamento entre Executivo e Legislativo e a batalha judicializada é muito ruim”, avaliou.

Delcídio vê “todo mundo imbuído em buscar entendimento”, a fim de a Capital volte a crescer. “Mostra pelo menos a responsabilidade de todos os detentores de mandato com Campo Grande”, enfatizou. “Isso implica em que todoo mundo tem de ceder um pouco”, ponderou.

Na opinião do senador, é absolutamente necessário o entendimento entre o prefeito Alcides Bernal e os vereadores. “Governo sem política não anda. Já levou muito tempo e temos de resolver. Campo Grande tem projetos importantes que precisam ter andamento. Não dá para gente esperar mais”, pregou.

Com o fim da crise política, o senador considera que será mais fácil superar as demandas judicializadas. “Quando se judicialia isso não tem fim. Entra liminar, se cassa liminar, Comissão Processante é suspensa, volta”, disse Amaral, lembrando que tudo isso causa insegurança. “A cidade fica paralisada e com um mundo de coisas para se fazer”, observou.

Articulador político – O senador petista também elogiou o papel que está sendo desempenhado por seu primeiro suplente, Pedro Chaves, como articulador político do governo de Alcides Bernal. “Pedro vem fazendo um trabalho paciente. É uma pessoa experiente, um republicano, um cara sério, de sucesso. Estou vendo de maneira muito positiva, amena como tem se relacionado com o Alcides”, destacou.

Questionado se a luta de Chaves e sua própria pode resultar numa base majoritária para Bernal na Câmara, Delcídio respondeu: “É possível. Falei para os vereadores ontem. Respeito a posição deles. Acho possível o pacto pela governabilidade. Se isso levar à maioria, melhor ainda”, disse. “Senti que os vereadores estão preocupados com Campo Grande e espero que Alcides tenha essa mesma percepção”, finalizou.

 

Nos siga no