Política

Decreto que cria secretaria de segurança será assinado hoje

Kleber Clajus | 08/12/2014 09:02
Olarte coloca em prática, a partir de hoje, estrutura de secretaria de segurança e mantém Valério Azambuja no comando do setor (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)
Olarte coloca em prática, a partir de hoje, estrutura de secretaria de segurança e mantém Valério Azambuja no comando do setor (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) assina, nesta segunda-feira (8), decreto de criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública na sede do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência), em Campo Grande. Na mesma solenidade, a partir das 13h30, serão empossados o comandante Valério Azambuja como titular da nova pasta, além de Elizabeth Félix da Silva no cargo de diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito).

A secretaria, que agregou Guarda Municipal e Defesa Civil, surge com objetivo de captar verba federal para ações de segurança e combate as drogas. Ela possui previsão orçamentária de R$ 41,06 milhões para o próximo ano, mas conforme Olarte o valor será ampliado com a entrada de novas fontes de recurso.

No comando, se altera apenas a nomenclatura do cargo do policial federal aposentado Valério Azambuja, que passa de comandante a secretário municipal. A estrutura também será reforçada com secretário-adjunto, quatro chefes, um corregedor, dois gerentes e dois coordenadores. O efetivo, de 1,1 mil guardas municipais, já passaram por treinamento de fiscalização de trânsito, controle de distúrbios e 200 se preparam para uso de armamento a partir de 2015.

Em relação a Agetran, Elizabeth Félix da Silva será empossada oficialmente no cargo que já ocupa desde a semana passada. Servidora de carreira do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), com atuação na diretoria de habilitação e educação no trânsito, a diretora-presidente enfrenta resistências de vereadores insatisfeitos com a escolha pessoal de Olarte de retirar do cargo o engenheiro Jean Saliba. Para contornar a situação, Elizabeth pretende se reunir com parlamentares para esclarecer dúvidas em reunião, a partir das 10h, na sede do órgão.

Nos siga no