Política

Dagoberto deve ser eleito presidente do PDT até dezembro

Redação | 23/10/2009 14:14

O deputado federal Dagoberto Nogueira deve ser eleito presidente regional do PDT até dezembro deste ano.

A informação é do ex-conselheiro do TCE, João Leite Schimidt, que foi eleito ontem comandante provisório do partido por 90 dias.

Ele já estava no controle do PDT desde o início de setembro, quando a Executiva Nacional interveio em Mato Grosso do Sul e o deputado estadual Ary Rigo foi retirado da presidência regional.

Schimidt disse que não lhe interessa continuar no comando da sigla, e que o nome mais cotado é o de Dagoberto.

"Ele só não vai ser presidente se não quiser", disse há pouco, ao Campo Grande News.

Apesar de ter 90 dias para realizar a convenção regional, Schimidt diz que quer começar o ano de 2010 com o PDT "sob nova direção".

Neste tempo, ele pretende percorrer o interior do Estado e reorganizar a legenda.

Quando Rigo ainda estava presidindo o PDT, foram realizadas convenções municipais, mas as direções homologadas não agradam o grupo político de Schimidt e Dagoberto.

Por conta disso, todos os diretórios e comissões provisórias municipais devem sofrer alterações em suas composições.

A promessa de interferência no PDT de Mato Grosso do Sul foi anunciada no dia 4 de setembro pelo ministro Carlos Luppi, durante passagem por Campo Grande.

Mesmo à época não gostando do termo "intervenção", Luppi admitiu que iria abortar a possibilidade de realização de uma convenção estadual, para escolher o novo presidente.

Naquela ocasião, Rigo tinha todas as condições de ser reeleito, mas a convenção não aconteceu, após articulações de Dagoberto com a cúpula nacional. O deputado estadual acabou deixando o PDT e se filiando ao PSDB.

Questionado sobre os motivos que levaram a cúpula nacional a interferir no processo estadual, Luppi explicou que tudo "depende da conveniência do partido".

Provisória

Nos siga no Google Notícias