Política

Corpo de Itamar será velado em Juiz de Fora, cidade onde ele nasceu

Marta Ferreira | 02/07/2011 11:40
 Corpo de Itamar será velado em Juiz de Fora, cidade onde ele nasceu

Vai ser levado ainda hoje para Juiz de Fora (MG) o corpo do senador e ex-presidente da República Itamar Franco, que morreu hoje no Hospital Albert Einsten.

Após o velório na cidade natal de Itamar, o corpo seguirá para Belo Horizonte, onde será cremado. A presidente Dilma ofereceu à família o Palácio do Planalto, mas o ex-presidente havia manifestado a vontade de que seus funerais fossem em Minas.

O ex-presidente estava internado desde o dia 21 de maio, para tratamento de uma leucemia.

Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a leucemia surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, que se agravou.

Memória-Itamar Franco foi presidente da República entre 1992 e 1994, depois do impeachment do Fernando Collor de Mello, hoje senador. Também foi governador de Minas Gerais, senador por 16 anos, prefeito de Juiz de Fora em dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália.

Foi no governo dele que o Plano Real foi implantado, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda. A nova moeda e as medidas adotadas trouxeram a estabilização da economia, que o País vive até hoje. Também foi governo Itamar que foi criada a Lei dos Medicamentos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social, que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

(Com informações do portal UOL)

Nos siga no