Política

Conselheiro do TCE admite que pode se aposentar e abrir vaga cobiçada

Caroline Maldonado e Leonardo Rocha | 29/10/2014 12:16
Conselheiro pode se aposentar ainda este ano (Foto: Marcelo Calazans)
Conselheiro pode se aposentar ainda este ano (Foto: Marcelo Calazans)

O conselheiro do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), José Ricardo Pereira Cabral, que atualmente é vice-presidente do tribunal, disse hoje (29) que há possibilidade de se aposentar ainda este ano. Entre os cotados para assumir o lugar dele, aparecem os nomes dos deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) e o atual secretário de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto (PMDB).

José Ricardo sempre negou que iria se aposentar, mas hoje afirmou que é possível que se aposente, pois está fazendo tratamento prolongado de saúde.

“Pretendo continuar até o final do ano, pois assumo a vaga de presidente na sexta-feira, mas ainda é possível eu me aposentar neste ano. Não existe nada definido, mas se eu sair haverá um substituto como vice-presidente e alguém assume a minha vaga no Tribunal de Contas”, disse o conselheiro, ao pontuar que tudo depende da evolução de seu tratamento de saúde.

Com 59 anos de idade, o conselheiro já tem período integral de trabalho para se aposentar, mas não completou 70 anos, que é a idade máxima do servidor público. Como só completa essa idade em 2025, fica a critério dele se aposentar agora ou não. Caso se aposente nos próximos meses, ele abre uma vaga muito disputada.

A partir de novembro, José Ricardo assumirá a presidência do tribunal, permanecendo até dezembro, pois em janeiro de 2015 assume uma nova direção. Em 2015, o novo presidente será Waldir Neves e José Ricardo volta a ocupar cargo de vice-presidente, caso não se aposente antes.

O conselheiro Cícero de Souza, que ocupou o cargo de presidente do TCE/MS, por oito anos, irá realizar hoje sua última sessão, antes de se aposentar. O conselheiro Waldir Neves foi eleito na manhã desta quarta-feira (29) para assumir a presidência, o biênio 2015-2016.

Nos siga no