Política

Confiante, secretário de governo garante que MS será 1º a superar pandemia

Ângela Kempfer | 19/05/2020 11:31
Eduardo Riedel assinou na manhã de hoje Termo de Cooperação Mutua com aa Câmara. (Foto: Reprodução Facebook)
Eduardo Riedel assinou na manhã de hoje Termo de Cooperação Mutua com aa Câmara. (Foto: Reprodução Facebook)

Governo de Mato Grosso do Sul assinou na manhã de hoje Termo de Cooperação Mútua com a Câmara Municipal de Campo Grande para integrar as ações no combate a pandemia do novo coronavírus.

O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. defendeu novamente o diálogo e união entre os poderes para resolver o que realmente interessa à saúde. Ele é otimista em relação aos efeitos dessa cooperação. “Mato Grosso do Sul, tenho convicção disso, vai virar essa página primeiro do que todos os lugares. Isso graças a essa harmonia e discussão que estamos fazendo juntos".

A intenção é unir todas as forças do Executivo e Legislativo, estruturando ao lado das câmaras municipais as medidas necessárias para o enfrentamento da doença em todos os municípios do Estado.

Essa parceira, na avaliação do governo é indispensável não só para combater a covid-19, com ações emergenciais, mas também para debelar a crise econômica imposta pela pandemia. 

“É assim que a gente combate qualquer problema. Discutimos em 16 de março na Secretaria de Saúde, que essa crise não é uma crise só de saúde, ela tem três grandes eixos. É uma crise de montar a estrutura de saúde para salvar a vida das pessoas. É uma crise de proteger, de criar mecanismos de proteção, na área social do Estado. E ela é uma crise econômica. São eixos interligados”, lembrou Riedel.

O secretário voltou a defender a parceira contra a polarização dos debates em relação à crise. “Não é um campeonato de futebol de saúde versus economia. Torcida para um lado, torcida para o outro. É colateral o próprio efeito da crise e a discussão social também está intrínseca a esse processo. E o governo do Estado delineou ações muito claras a todos esses eixos”, avaliou.

Para ele, Mato Grosso dos Sul tem dado bom exemplo nesse quesito. “Se está tendo êxito e sucesso no combate a pandemia, em todas suas dimensões, econômica, social e na saúde, é porque não houve corrida política pra ver quem chegava na frente. Houve interação e conversa entre os entes estaduais, municipais, entre as câmaras de vereadores e todos se abraçando em torno de um objetivo comum: proteger as pessoas, debelar rapidamente a crise econômica e retomar a normalidade, nem que essa normalidade seja de uma maneira diferente”.

O termo foi assinado pelo presidente da Câmara, vereador João Rocha e também, pelo o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Santos Coelho Catarineli. 

A Câmara Municipal de Campo Grande criou uma comissão específica de combate à pandemia e já assinou outro acordo com Cruz Vermelha de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no