Política

Conferência regional discute Reforma Política dia 16 em Campo Grande

Fabiano Arruda | 01/06/2011 16:21

Deputados integrantes da Comissão Especial de Reforma Política na Câmara Federal estarão em Campo Grande no dia 16 para debater o tema em conferência regional, que será realizada às 19 horas na Assembleia Legislativa.

As presenças do presidente da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), além dos deputados Alceu Moreira (PMDB-RS) e Iris de Araújo (PMDB-GO), estão confirmadas.

A conferência vai debater pontos polêmicos da reforma como financiamento eleitoral e partidário, suplência de senador, filiação partidária, coligações, reeleição e fidelidade partidária.

A articulação do evento partiu do diretório peemedebista de Campo Grande e contou com apoio do deputado Federal Fábio Trad (PMDB).

“Queremos congregar os sul-mato-grossenses em torno deste importante debate”, diz Carla Stephanini, presidente do diretório.

A comissão de deputados deve promover debates também nas cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Reforma - Emperrada há décadas, a Reforma Política parece ter começado a ser discutida de forma prioritária pelo Legislativo.

Câmara e Senado formaram comissões para apresentar uma proposta sobre o tema, a começar pelo sistema eleitoral. Entre os deputados, são sete os principais itens discutidos.

A comissão especial criada pelo Senado já aprovou o financiamento público de campanha. Se for aprovado pelo Congresso, os candidatos só poderão receber recursos da União para custear as despesas eleitorais.

Também foi aprovado pelo Senado o modelo de listas fechadas para as eleições proporcionais (deputados e vereadores). Pelo sistema, os eleitores passarão a votar nas legendas e não mais nos candidatos.

Ambos ainda dependem de aprovação no plenário.

Nos siga no Google Notícias