Política

Compra de mina pela Vale legaliza extração, diz Delcídio

Redação | 30/01/2009 10:08

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) disse que a compra da Rio Tinto pela empresa de capital nacional Vale do Rio Doce põe fim às discussões sobre a legalidade de extração de minério na região de fronteira.

"Essa compra põe fim a um entrave nos projetos de agregação de valor ao minério de ferro e certamente vai contribuir e muito com o processo de industrialização de Corumbá e com a diversificação da economia de Mato Grosso do Sul, gerando empregos num momento em que todo o Estado e o Brasil acompanham com preocupação a crise financeira internacional", declarou o senador.

Ele foi informado nesta manhã sobre a transação, pela própria direção da Vale. O grupo está comprando a mina de minério de ferro de Corumbá, que era explorada pela mineradora anglo-australiana Rio Tinto, por US$ 750 milhões. Em toda a operação de compra da Rio Tinto, que inclui ainda uma mina de potássio em Mendoza, na Argentina, a Vale investirá US$ 1,6 bilhão.

A direção da Vale, maior produtora mundial de minério de ferro, confirmou que a compra dos ativos de minério da Rio Tinto inclui todas as operações de mineração a céu aberto de Corumbá e os ativos de logística, incluindo porto fluvial e barcaças. A mina corumbaense produziu 2 milhões de toneladas métricas de minério de ferro em 2008 e possui capacidade nominal para produzir 2,5 milhões de toneladas métricas por ano.

"A proposta da Vale é ampliar o volume de extração de minério em Corumbá, e não tenho dúvida de que, com essas operações agora nas mãos da Vale, definitivamente serão criadas as condições necessárias para a implantação de indústrias de transformação com projetos consistentes de empresas interessadas em se instalar nessa região. Com isso, ganha não apenas Corumbá e Ladário, mas todo o Estado de Mato Grosso do Sul", comemorou Delcídio.

O senador prevê ainda que a compra da mina de potássio em Mendoza, na Argentina, pela Vale, também irá impactar de maneira positiva no agronegócio em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

"Essa compra dos ativos de potássio pela Vale certamente será importante para aumentar a produtividade das safras no Brasil, considerando que ultimamente importamos 70% do fertilizante usado na nossa produção agrícola. Essa dependência de insumos que vem de fora cria uma vulnerabilidade para a agricultura brasileira. Há uma deficiência de insumos que coloca em risco a competitividade dos nossos produtos. Por isso estou convencido de que, também esse investimento da Vale trará grandes benefícios ao agronegócio em Mato Grosso do Sul, assim como para todo o Brasil", declarou Delcídio.

Nos siga no Google Notícias