Política

Com 16 dias, vereadores tem desafio de aprovar secretaria e orçamento

Kleber Clajus | 01/12/2014 20:48
Líder do prefeito acredita em consenso, mas oposição pode criar resistências a projetos (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)
Líder do prefeito acredita em consenso, mas oposição pode criar resistências a projetos (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)

Os vereadores de Campo Grande possuem 16 dias para aprovar projetos que incluem a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e o orçamento de 2015. A oposição promete resistir a algumas das propostas, mas o prefeito Gilmar Olarte (PP) está confiante.

Edil Albuquerque (PMDB), líder do prefeito na Câmara Municipal, pontua que as comissões estão agilizando os processos para fechar o ano legislativo com o mínimo de pendências. O peemedebista afasta possibilidade de resistências aos projetos e aposta no consenso para passar o orçamento, a criação da Secretaria de Segurança e 24 projetos beneficiados pelo Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social).

Por sua vez, Luiza Ribeiro (PPS) entende que a criação de uma nova secretaria para busca de recurso federal não passa de “declaração falsa”. Ela ainda ressalta que “não podemos criar uma força semelhante a Polícia Militar, mas que seja voltada as necessidades municipais com guarda de prédios e eventos públicos”. Tais atribuições já existem, porém mudanças na legislação federal possibilitam que a Guarda Municipal também possa atuar em policiamento ostensivo.

Em relação ao orçamento e PPA (Plano Plurianual), o desafio está em reduzir número de emendas de 1257 e 145, respectivamente. O trabalho de análise tem previsão de término no dia 8 de dezembro para, então, seguir para discussão e votação.

O objetivo deste ano, no entanto, é não repetir problemas ocorridos na gestão do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), quando a publicação da lei aconteceu com atraso em razão de erros do Executivo e também ao elevado número de emendas acopladas ao projeto original, publicado só em janeiro.

Nos siga no