Política

Cerimônia de posse de Reinaldo repetirá esquema padrão de segurança

Equipe da Governadoria realizará vigília semelhante à adotada para eventos e solenidades; governador chega à Assembleia às 14h30

Humberto Marques e Leonardo Rocha | 01/01/2019 14:05
Solenidade contará com esquema de segurança próprio para eventos. (Foto: Henrique Kawaminani)
Solenidade contará com esquema de segurança próprio para eventos. (Foto: Henrique Kawaminani)

A segurança do governador reeleito Reinaldo Azambuja (PSDB) não terá reforço em relação a outros eventos públicos. A solenidade, que começa às 15h na Assembleia Legislativa, terá apenas lugares reservados para autoridades e convidados e, diante da falta de espaço no plenário Julio Maia, providenciou um espaço alternativo para que o público acompanhe o evento no telão. O Campo Grande News transmitirá ao vivo pela internet a solenidade.

Meia hora antes do evento, Reinaldo concederá entrevista à imprensa na Sala da Presidência da Assembleia. Na sequência, seguirá para o plenário, onde participa da solenidade ao lado do corpo diretor da Casa –a cerimônia será conduzida pelo atual presidente da Assembleia, Junior Mochi (MDB), ao lado do primeiro-secretário, Zé Teixeira (DEM), do primeiro vice-presidente, Onevan de Matos (PSDB), e do segundo secretário, Amarildo Cruz (PT). O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Julizar Barbosa Trindade, também participa do ato.

Após execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar –que se posicionará no mezanino do plenário, onde haverá algumas cadeiras para interessados em acompanhar a solenidade–, Reinaldo prestará o compromisso constitucional e, depois, Mochi colocará no governador reeleito a faixa oficial, símbolo do Poder Executivo. Caberá ao primeiro-secretário ler o ato de posse. Na sequência, estão previstos discursos do presidente da Assembleia e do governador.

Como praxe, a equipe de segurança do governo realizou averiguação no local, mas descartou um esquema extra de segurança: o modelo adotado segue o protocolo para festas e eventos, acompanhando de perto o governador, incluindo o policiamento e controle de trânsito previstos para o Parque dos Poderes. A Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, em frente ao parlamento, está com parte da pista sinalizada –para o dia, estava previsto o fechamento de vias na região para veículos, como ocorre aos finais de semana, para realização de caminhadas.

Apesar disso, o acesso à Assembleia será limitado, devido ao número de vagas em plenário (196 pessoas sentadas no térreo e algumas cadeiras no mezanino). O acesso ao local será permitido apenas às autoridades e imprensa –assessores dos deputados não poderão ir aos corredores internos.

No saguão da Assembleia, foram colocadas cerca de 150 cadeiras em frente a um telão, que também transmitirá a solenidade.

Reinaldo fará revista à tropa da PM na saída da Assembleia, de onde deve seguir para o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, onde às 17h tem início a solenidade de posse dos secretários de Estado.

Nos siga no