Política

Carreata na Afonso Pena pede contagem pública de votos em todas as eleições

Apoiadores dizem que não será "retrocesso", mas sim uma garantia de transparência na votação

Guilherme Correia e Geniffer Rafaela | 27/06/2021 11:01


Carreata mobilizou diversos carros na manhã deste domingo (27) em Campo Grande, pedindo contagem pública de votos para eleições municipais e gerais. O ato começou no encontro da Avenida Afonso Pena com a Rua 25 de Dezembro, e terminou na Praça do Rádio Clube.

A médica Sirlei Ratier, de 72 anos, que coordena o grupo, defende que não seja um "retrocesso" essa medida, mas sim uma garantia de que os votos serão contados "da forma correta". "Não é o voto de cédula, mas sim uma contagem feita pelos próprios responsáveis pela urna depois".

Segundo, ela, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tem poder de definir o resultado de uma eleição sem considerar o que de fato teria sido votado nas urnas. "Sem a contagem pública o TSE pode decidir sozinho, em quatro paredes, quem vai comandar. Temos que tirar esse poder deles", destaca.

A professora Deyse Marques, de 40 anos, comenta que nunca participou de eleições com voto impresso, que parou de ser feita no País na década de 1990, mas defende que seja a melhor forma de apurar as eleições. "É a melhor forma de você saber que quem você votou de fato vai ser eleito".

Diversos manifestantes usavam bandeiras do Brasil e vestiam uniformes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Vários afirmaram que a manifestação não se tratava de um ato partidário.

Conforme apurou a reportagem, não havia policiamento e nenhuma via pública teve de ser interditada por equipes de trânsito. A mobilização de dispersou por volta das 10h30.

No final do ato, manifestantes fizeram assinaturas simbólicas em painel (Foto: Geniffer Rafaela)
No final do ato, manifestantes fizeram assinaturas simbólicas em painel (Foto: Geniffer Rafaela)


Nos siga no