Política

Candidatura do PMDB abre caminho para Delcídio em Dourados

Wendell Reis | 16/02/2012 08:29
Senador quer conquistar o maior número de prefeituras para se fortalecer em 2014(Foto: João Garrigó)
Senador quer conquistar o maior número de prefeituras para se fortalecer em 2014(Foto: João Garrigó)

O senador Delcídio Amaral (PT) pode ser o maior beneficiado caso a candidatura do PMDB se efetive na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Dourados. A candidatura própria do PMDB fará o atual prefeito, Murilo Zauith (PSB), se aproximar ainda mais do PT.

A aproximação de Zauith é estratégica para Delcídio, que é candidato declarado a sucessão de André Puccinelli (PMDB) no Governo do Estado em 2014. A afinidade entre Zauith e o PT começou quando o partido emplacou o vice de Murilo Zauith em Dourados, Dinaci Vieira. Após isso, o prefeito mudou de partido e foi para o PSB, da base de sustentação da presidenta Dilma Rousseff (PT). A mudança, justificada pelo fato de Zauith querer angariar mais recursos, pode ter sido um passo fundamental para o apoio dele ao PT em 2014.

O governador André Puccinelli (PMDB) já declarou por diversas vezes que não gostaria que aliados se enfrentassem, lembrando que Zauith foi seu vice nos seus quatro primeiros anos à frente do Governo. Porém, a vontade do governador André Puccinelli esbarra no desejo dos peemedebistas Geraldo Resende, Marçal Filho e Delia Razuk, que insistem em se candidatar. Na sexta-feira passada o PMDB, por maioria dos votos, 28 a 2, decidiu que terá candidatura própria no Município.

O senador Delcídio Amaral (PT) declarou ao Campo Grande News que conversou com Zauith na terça-feira (14) e está confiante na manutenção da aliança em outubro. Questionado se a conversa teve uma garantia de que o PT terá o vice em Dourados, Delcídio preferiu dizer que “o PT tem interesse em acompanhar e ter o vice do prefeito”.

Delcídio afirmou que está acompanhando o partido de perto, participando diretamente do trabalho de construção de alianças. O senador considera este trabalho de “amarração” fundamental para que o partido lance candidaturas próprias ou apóie aliados em 2012. Além disso, Delcídio ressalta que o PT está investindo na eleição de vereadores, que considera fundamental para pavimentar este caminho de fortalecimento do partido em todo o Estado.

Nos siga no