Política

Candidatos têm até amanhã para prestar contas ao TSE

Redação | 02/09/2010 13:19

Amanhã é o último dia para candidatos, comitês financeiros e partidos entregarem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a 2ª prestação de contas parcial da campanha.

Os relatórios têm que discriminar os recursos em dinheiro recebidos para financiamento da campanha eleitoral e os gastos realizados até o momento.

A prestação é feita diretamente pela internet.

No entanto, o tribunal só irá divulgar os dados a partir de segunda-feira (6), por meio do seu portal na internet.

E o que mais interessa ao eleitor, os nomes dos doadores de recursos e os valores doados, será exigido apenas na prestação final de contas, após as eleições, em 2 de novembro.

Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral recebe, desde o dia 11 de agosto, um extrato eletrônico das instituições financeiras com a movimentação da conta bancária eleitoral de candidatos e comitês financeiros.

Os dados serão utilizados na análise das prestações de contas e servirão de parâmetro para identificar contas parciais declaradas sem movimentação financeira.

Candidatos, comitês financeiros e partidos que não prestarem contas estão sujeitos a penalidades previstas no Código Eleitoral: pagamento de multa e prisão.

Nos siga no Google Notícias