Política

Candidato multado em Jardim diz que foi vítima de armação no Facebook

Helton Verão | 27/06/2013 16:08
Acompanhado do presidente estadual do partido, Marcus Garcia, candidato Erney explica que foi alvo de ação premeditada (Foto: Elverson Cardozo)
Acompanhado do presidente estadual do partido, Marcus Garcia, candidato Erney explica que foi alvo de ação premeditada (Foto: Elverson Cardozo)

O candidato do PT à prefeitura de Jardim, Erney Cunha Bazzano Barbosa, multado em R$ 53 mil por possível pesquisa eleitoral irregular, explica que um usuário do Facebook criou uma enquete na rede social por conta própria e o marcou na publicação.

Segundo Erney, a ação teria sido premeditada, já que após muitas pessoas votarem ela foi entregue a coligação “a força das novas ideias” do candidato Gláucio Cabrera, que entrou com a representação e a juíza eleitoral Penélope Mota Calarge Regasso, da 22ª zona, condenou a coligação a multa.

Segundo sentença proferida ontem (26), a pesquisa exibida não foi confeccionada com a mesma rigidez e confiabilidade que as pesquisas eleitorais, infringindo dessa forma o artigo 33 da Lei 9504/97.

“Fui marcado na postagem sem o meu consentimento, não sei nem como se cria uma enquete no Facebook. Eles induziram o judiciário ao erro. Já entrei com todas as medidas possíveis inclusive contra a coligação que denunciou”, explicou o candidato do PT.

Erney tentou representação com a mesma juíza para se explicar sobre a situação, mas segundo ele, Penélope Mota Calarge Regasso não aceitou e manteve o pagamento da multa em favor do Conselho da Comunidade de Jardim.

Então Cunha veio a Capital hoje (27) e acompanhado do presidente estadual do partido, Marcus Garcia fez sua representação contra a decisão em 2ª estância no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

“Acredito no poder do Judiciário e nas pessoas. Não vai ser uma acusação inescrupulosa que vai derrubar a minha campanha”, ressalta Erney em entrevista concedida na redação do Campo Grande News.

Apesar da multa, o candidato pode seguir normalmente sua campanha.

A nova eleição de Jardim acontece no dia 7 de julho. Disputam a prefeitura Gláucio Cabrera (DEM), da coligação "A Força de Novas Idéias", integrada por DEM, PSDB, PRTB e PSDC, Erney Bazzano Barbosa (PT), da coligação “Novos Tempos”, integrada por PT, PMDB, PR, PSB, PTC, PSD, PSC, PV, PSL, PRP e PP, e Lizangela Blaya de Mello (PDT), da coligação “Rumo Certo”, integrada por PDT, PPS e PTB.

Nos siga no