Política

Câmara pode perder 15 vereadores durante campanha eleitoral para 2014

Kleber Clajus | 06/10/2013 08:28

Se as projeções se confirmarem, 15 dos 29 vereadores de Campo Grande podem mudar de casa após as eleições de 2014. O destino principal é a Assembleia Legislativa, mas há quem já esteja preparando a malas para ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, em Brasília. A confirmação mesmo só virá com as convenções partidárias em junho de 2014.

Os únicos indecisos até o momento são o 1º secretário da Casa de Leis, Delei Pinheiro (PSD), que mantém o discurso de “estar à disposição do partido” e Cazuza (PP) que diz agir como “soldado do partido”, podendo deixar a definição para mais adiante.

Para as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa, estão cotados como pré-candidatos os nomes de Paulo Siufi (PMDB), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Mario Cesar (PMDB), Chiquinho Telles (PSD), Grazielle Machado (PR), Waldecy Chocolate (PP), Paulo Pedra (PDT), Airton Saraiva (DEM) e Edson Shimabukuru (PTB).

Siufi declara que deixou de concorrer à presidência da Câmara já mirando 2014. “É um objetivo que as pessoas já conheciam”, explica o peemedebista.

Já Saraiva está “trabalhando as bases do partido em Dourados, Maracaju e Sidrolândia”, a fim de fortalecer a representatividade do partido que possui hoje o pré-candidato a reeleição, deputado estadual Zé Teixeira (DEM).

No caso das oito vagas para integrar a bancada federal são apontados como pré-candidatos: Zeca (PT), Alceu Bueno (PSL), Elizeu Dionizio (ex-PSL), Coringa (PSD), João Rocha (PSDB) e Carlão (PSB).

Há candidatos, inclusive, que contam com a força dos evangélicos para se eleger. “O Elizeu Dionizio como candidato a deputado federal terá duas denominações religiosas, a Assembleia de Deus Missões e a Mundial do Poder de Deus”, ressaltou Alceu Bueno, que é presidente regional do PSL em Mato Grosso do Sul, antes de ter confirmada a mudança do companheiro Elizeu, no último sábado (5), para o partido novato Solidariedade (SDD).

No caso de Gilmar da Cruz (PRB), a ideia é concorrer ao senado, do contrário, “seria um acidente de percurso” sair a deputado, seja estadual ou federal.

Dentre os que já sinalizaram que ficam na Câmara Municipal estão Juliana Zorzo (PSC), Luiza Ribeiro (PPS), Rose Modesto (PSDB), Carla Stephanini (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Jamal Salem (PR), Flávio César (PT do B), Otávio Trad (PT do B), Eduardo Romero (PT do B), Marcos Alex (PT) e Ayrton Araújo (PT).

Do lado petista, Aryton ressaltou que tem “compromisso com o cabo Almi”. Quanto a Alex, o momento é de manter sua posição na Câmara de Vereadores, enquanto líder do prefeito Alcides Bernal (PP).

Os demais declaram ser prematuro deixar a Casa de Leis antes do fim do mandato, que se encerra em 2016.

Nos siga no Google Notícias