Política

Câmara fecha primeiro semestre com 105 projetos aprovados

Vereadores ainda apresentaram 29,6 mil indicações para os bairros de Campo Grande

Fernanda Palheta | 17/07/2019 10:02
Para este segundo semestre de 2019, devem ser votados 127 projetos de autoria dos vereadores (Foto: Divulgação/ Câmara)
Para este segundo semestre de 2019, devem ser votados 127 projetos de autoria dos vereadores (Foto: Divulgação/ Câmara)

Durante as 43 sessões ordinárias da Câmara Municipal no primeiro semestre deste ano, os vereadores de Campo Grande aprovaram 105 projetos de lei. Os 29 parlamentares foram os principais autores de projetos, responsáveis por 80% dos textos aprovados, 84 no total, a maioria autorizativos, que apenas dão aval para a prefeitura adotar políticas públicas.

Segundo o balanço divulgado pelo Legislativo, do total de projetos de autoria dos parlamentares, 56 são projetos de lei, 8 são projetos de lei complementar, 12 são decreto legislativo e 8 são projetos de resolução.

Os vereadores ainda aprovaram 21 projetos de autoria do Executivo, sendo 17 de lei e quatro de lei complementar. Durante o período, os parlamentares mantiveram 18 vetos do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e outros três rejeitados pelos vereadores

Durante o primeiro semestre, os vereadores ainda apresentaram 29,6 mil indicações, atendendo a reivindicações feitas pelos moradores como serviços de tapa-buraco, sinalização de trânsito, troca de lâmpada, manutenção de praças e ruas, cascalhamento, entre outros.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador João Rocha (PSDB), avalia como positivo o trabalho neste primeiro semestre. De acordo com ele, os primeiros meses do ano foram marcados por assuntos importantes da cidade, como a consolidação do Plano Diretor e da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com 152 emendas.

“Foi positivo. Tratamos de assuntos nevrálgicos para a cidade, além da atuação dos vereadores juntos os bairros, junto aos cidadãos. Acredito que estamos cumprindo com a nossa tarefa, com as nossas missões de transparência”, afirmou.

Segundo semestre - Para este segundo semestre de 2019, devem ser votados 127 projetos de autoria dos vereadores. Outras seis proposições de autoria do Executivo estão em tramitação na Casa, entre elas o piso dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), o projeto de regulamentação dos aplicativos de transporte. Ainda devem chegar na Câmara projeto de lei de transporte público e de transportes clandestinos.

Nos siga no