Política

Câmara fará nova eleição, mas não tem data para dar posse a vereadores

Edivaldo Bitencourt e Antonio Marques | 18/11/2015 10:15
Flavio Cesar ainda aguarda notificação para dar posse dos novos vereadores (Foto: Marcos Ermínio)
Flavio Cesar ainda aguarda notificação para dar posse dos novos vereadores (Foto: Marcos Ermínio)

A Câmara Municipal de Campo Grande não tem prazo para convocar e empossar os novos vereadores após a cassação, ontem à noite, de Thais Helena (PT), Paulo Pedra (PDT) e Delei Pinheiro (PSD). O presidente do legislativo, Flavio César (PTdoB) afirmou, na manhã de hoje, que os procedimentos só serão adotados quando for notificado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em meio a um ano atribulado, com o afastamento do presidente, Mario Cesar de Oliveira (PMDB) e com 10 vereadores sob investigação do Conselho de Ética, o legislativo ainda será obrigado a realizar eleição para escolher os ocupantes de novos cargos na mesa diretora. Thais Helena é primeira vice-presidente, Pedra, licenciado, ocupava a terceira vice-presidência, e Delei é o atual primeiro-secretário.

De acordo com Flavio César, a substituição ainda pode demorar. Inicialmente, os três vereadores cassados poderão continuar com as atividades normalmente. Eles só serão afastados após comunicação do TSE.

Em seguida, a presidência da Câmara oficia ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para oficializar os suplentes: Juliana Zorzo (PSC), Roberto Durães (PT) e Eduardo Cury (PTdoB). Então, após a posse dos novos vereadores, ele convocará eleições para definir os três cargos que devem ficar vagos.

O presidente destaca que todos os vereadores, inclusive os investigados sob suposta compra de votos na cassação de Alcides Bernal (PP), poderão concorrer. “Ninguém foi condenado”, destacou Flavio.

Nos siga no