Política

Bumlai foi internado para exames, informa defesa ao juiz da Lava Jato

Advogados afirmam que o pecuarista sul-mato-grossense amigo de Lula tem uma infecção

Anahi Zurutuza | 18/08/2016 15:30
Bumlai durante depoimento a CPI do BNDES, em 2015, na Câmara dos Deputados (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
Bumlai durante depoimento a CPI do BNDES, em 2015, na Câmara dos Deputados (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O pecuarista sul-mato-grossense José Carlos Bumlai, 71, foi internado “para realização de exames e investigação de quadro infeccioso”. A informação foi dada pela defesa do amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (18) ao juiz Sérgio Moro, conforme publicou o Estadão no fim da manhã de hoje.

No dia 10 de agosto, o juiz da Operação Lava Jato mandou Bumlai, em prisão domiciliar desde março deste ano por estar tratando um tumor na bexiga e ter passado por cirurgia cardíaca, voltasse para a cadeia. Moro determinou que o pecuarista se apresentasse à Polícia Federal no dia 23 de agosto.

Os advogados do produtor rural já entraram com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal. Mas, anexaram hoje a petição nos autos da Lava Jato dando informações sobre a internação, já para basear o pedido de reconsideração da decisão de Moro. A defesa se comprometeu a apresentar os resultados dos exames e diagnóstico médico “tão logo forem concluídos”.

Bumlai é acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e por crimes financeiros. Ele foi preso preventivamente em novembro de 2015 na Operação Passe Livre, desdobramento da Lava Jato.

Ainda conforme o Estadão, ontem (17), Bumlai esteve na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo para depor sobre o sítio de Atibaia (SP), que a Lava Jato suspeita ser de Lula. A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Lula (PT), teria pedido ao sul-mato-grossense para ampliar acomodações do sítio Santa Bárbara.

O pecuarista disse à PF que solicitou a um engenheiro da usina da sua família, que estava em obras, que atendesse ao pedido e, depois deste pedido, não teve mais contato com o assunto.

Nos siga no