Política

Bernal só respondeu duas das 1,3 mil solicitações feitas pelos vereadores

Zemil Rocha e Luciana Brazil | 21/03/2013 14:40
Dionízio: De 1373 indicações dos vereadores, Bernal só respondeu duas (Foto: Arquivo)
Dionízio: De 1373 indicações dos vereadores, Bernal só respondeu duas (Foto: Arquivo)

A relação conflituosa entre o prefeito Alcides Bernal (PP) e a Câmara de Campo Grande, decorrente principalmente do fato de ter o apoio de apenas sete dos 29 vereadores, também é causada pela falta de diálogo oficial entre os dois poderes municipais. Além da ausência de secretários a audiências e até mesmo a convocação do Legislativo, há um desprezo pelas indicações e requerimentos encaminhados pelos vereadores.

Desde que os vereadores retornaram ao trabalho, após o recesso parlamentar, no dia 15 de fevereiro, a Câmara encaminhou 1373 indicações à prefeitura de Campo Grande e destas apenas duas foram respondidas. Também foram encaminhadas até agora, nestes dois meses de atuação legislativa, 79 requerimentos, mas o prefeito só respondeu 15.

Os números foram informados esta manhã pelo vereador Elizeu Dionízio (PSL), em resposta à entrevista coletiva concedida ontem pelo prefeito Alcides Bernal, na qual reclamou da “perseguição” dos vereadores e sugeriu que trabalhassem mais pela cidade e que criassem uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as irregularidades constatadas no Hospital do Câncer Alfredo Abrão.

“O prefeito quer jogar a população contra a Câmara e agora fala em CPI para desviar a atenção sobre a incompetência dele”, afirmou Elizeu Dionízio. “Ele ganhou a prefeitura, mas não tem competência para administrá-la”, acrescentou.

Outro dado apontado pelo vereador do PSL é o fato de Bernal até hoje não ter encaminhado nenhum projeto de lei para a Câmara de Campo Grande. Há duas semanas o líder do prefeito na Casa, Marcos Alex Azevedo de Melo, o Alex do PT, chegou a anunciar que projetos nas áreas de regulação de serviços e ambiental seriam enviados pelo prefeito, mas nenhum deles chegou ao Legislativo Municipal. “Não mandou nenhum projeto para a Câmara e diz que nós é que não estamos trabalhando pela cidade”, afirmou.

Para Elizeu, ainda vive com a eleição passada na cabeça, não tendo descido ainda do palanque. “Tem se posicionado como presidente de partido que quer atacar outro”, criticou o vereador.

A acefalia de alguns setores da administração municipal também foi lembrada por Elizeu Dionízio. “A Sedesc não tem titular até hoje e por causa disso estamos perdendo mais de R$ 1 bilhão de investimentos”, disparou. “O prefeito acha que para administrar basta sentar na van dele e ficar andando pela cidade”, emendou.

Hoje, segundo o vereador, um alvará sanitário que levava dois dias para sair, leva mais de 20 dias, o que demonstra que os processos administrativos também estão bastante afetados pela deficiência de gestão do prefeito Alcides Bernal.

Nos siga no