Política

Bernal se reúne com Delcídio para ampliar base e salvar mandato

Leonardo Rocha | 28/12/2013 08:16
Bernal se reúne com Delcídio e novos aliados para discutir ampliação da base (Foto: Divulgação)
Bernal se reúne com Delcídio e novos aliados para discutir ampliação da base (Foto: Divulgação)

Após conseguir duas liminares e evitar a cassação do mandato na quinta-feira (26), o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), passou a contar com o apoio oficial do senador Delcídio do Amaral (PT), para ampliar a base aliada. Ontem, ele se reuniu como petista e os novos vereadores aliados para definir a estratégia para salvar o mandato. 

Bernal se encontrou, ontem à noite (27), com o senador Delcídio do Amaral (PT) e os vereadores Cazuza (PP), Paulo Pedra (PDT), Edson Shimabukuro (PTB), Jamal Salém (PR), e os deputados federais Antônio Carlos Biffi (PT) e Vander Loubet (PT).

Em sua página pessoal no Facebook ele afirmou que a reunião buscava dar mais tranquilidade e melhorar a vida da cidade e que todos estavam reunidos pelo “bem” de Campo Grande.

Além dos parlamentares, estiveram na reunião o ex-vereador Athayde Nery (PPS) e o ex-presidente estadual do PT, Marcus Garcia. Bernal está correndo contra o tempo para ter no mínimo dez vereadores em sua base aliada, para evitar a cassação de seu mandato.

Delcídio evitou comentar a reunião. No entanto, no Facebook, o senador petista destacou que a "moagem em Campo Grande" continua em janeiro, referindo-se ao julgamento do mandato de Bernal. Nos últimos meses, ele vinha tentando se desvincular do prefeito temendo desgaste político, já que é o pré-candidato a governador do PT em 2014. 

Na última sessão na Câmara, na quinta-feira (26), quando por liminar da justiça os trabalhos da Comissão Processante foram suspensos, apenas seis vereadores assinaram documento dizendo fazer parte da base do prefeito: Alex do PT, Airton do PT, Zeca do PT, Luisa Ribeiro (PPS), Cazuza (PP) e Gilmar da Cruz (PRB).

Apresentação – O prefeito irá dar posse na próxima segunda-feira (30) aos novos secretários Lilian Maksoud, diretora-presidente do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande), Dirceu Peters, diretor-presidente da Emha (Empresa Municipal de Habitação) e Jean Saliba, que estará à frente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

As três nomeações fazem parte do planejamento do prefeito para aumentar sua base aliada. Jamal já confirmou que a indicação de Lilian Maksoud foi sua, enquanto que Peters foi nome indicado do PDT e Jean Saliba do PTB.

O vereador Edson Shimabukuro chegou a admitir ontem que depois da nomeação de seu aliado, irá votar contra a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), já que agora fazia parte da base aliada.

Nos siga no