Política

Bernal prepara uma "onda de ações" de indenização contra jornais

Edivaldo Bitencourt | 26/04/2013 11:52
Prefeito está acionando meios de comunicação na Justiça (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito está acionando meios de comunicação na Justiça (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), pretende ingressar com uma “enxurrada” de ações com pedidos de indenização contra jornais e jornalistas. Os valores serão definidos pela Justiça, mas serão de acordo com o potencial do dano e do patrimônio das empresas e pessoas físicas.

A primeira ação por direito de imagem foi apresentada na quinta-feira da semana passada contra o jornal Correio do Estado. Ele pede indenização pelo jornal ter acusado o prefeito eleito, na época, de ter mentido que conversou com todos os deputados federais para pedir apoio para projetos em Brasília.

Outras duas ações foram protocoladas na terça-feira (23) pelo prefeito Alcides Bernal. A primeira é contra o Google Brasil Internet em decorrência da polêmica divulgação no youtube de vídeo com denúncias contra o prefeito. Na época, a Justiça decretou a prisão do diretor do Google no Brasil por não ter acatado a ordem judicial.

Segundo o advogado Lênio Ben Hur, apesar da determinação judicial, o vídeo foi reinserido várias vezes no youtube. Em decorrência da desobediência judicial, o prefeito ingressou com a ação de direito de imagem contra o Google.

A terceira ação, também de terça-feira, é contra o empresário e dono do Correio do Estado, Antônio João Hugo Rodrigues. Segundo o advogado, o empresário está sendo processado porque acusou o prefeito, no facebook, de ter estar oferecendo dinheiro aos vereadores para ampliar sua base na Câmara Municipal.

Na ocasião, Antônio João classificou que o progressista criou “um mensalinho”. O prefeito já ingressou com queixa crime na Justiça pelo mesmo motivo.

Bernal não pretende parar nessas três ações. Segundo o advogado, tem muito material para ser utilizado nas ações de indenização contra jornais e responsáveis pelos meios de comunicação.

No entanto, os advogados não definem o valor da ação indenizatória. “Ficará a critério de cada juiz”, adiantou.

Polícia – Bernal também já registrou boletim de ocorrência contra o empresário. Em março, Antônio João foi a Polícia Civil para prestar queixa sobre suposta ameaça feita ao prefeito por meio do facebook.

Após prestar depoimento, o empresário ironizou o medo do prefeito. Segundo Antônio João, ele teria dito que o prefeito só corria o risco de morrer se se engasgasse com uma bala de hortelã. Ele respondia a comentário de um seguidor em matéria do presidente da Venezuela na época, Hugo Chavez.

Nos siga no