Política

Bernal diz que vai criar dois conselhos tutelares e uma sede própria

Leonardo Rocha | 10/09/2013 12:06
Bernal diz que sede do conselho tutelar será a primeira no país (Foto: Marcos Ermínio)
Bernal diz que sede do conselho tutelar será a primeira no país (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) anunciou hoje durante entrega de veículos e computadores aos conselhos tutelares, que irá criar mais duas unidades, além de implantar a primeira sede da instituição no país aqui em Campo Grande.,

“Estas duas novas unidades já estão incluídas no projeto do PPA (Plano Plurianual) que foi enviado a Câmara Municipal, e em relação a sede do conselho iremos já alocamos os recursos junto ao governo federal e iremos procurar o local ideal”, destacou o prefeito, não informando o valor desta verba.

Bernal ainda ponderou que este sede faz parte do projeto de um conselho tutelar “referencial” na cidade e em todo país. “Seremos a primeira capital a implantar este modelo, hoje temos três unidades (conselho tutelar), mas em breve iremos dispor de um atendimento maior”, apontou.

O presidente municipal do conselho de direitos da criança e adolescente, Donizete Alves de Oliveira, destacou que estas duas novas unidades foi uma solicitação do MPE (Ministério Público Estadual), já que a meta é ter um conselho para cada 100 mil pessoas. “Iremos dar mais opções a população, hoje o Conselho da Região Sul recebe até três mil pessoas por mês, iremos desafogar estes locais”, indicou ele.

Entrega – O prefeito entregou hoje três veículos e cinco computadores aos conselhos tutelares. Este repasse foi concedido após emenda parlamentar do deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT) junto a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Os kits que serão entregues pela prefeitura terão um automóvel (Pálio Weekend), cinco computadores, 1 impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro. A secretária do SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Thais Helena, destacou que estes equipamentos irão “otimizar” os trabalhos e ajudar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.

Já o prefeito Alcides Bernal destacou que a entrega dos equipamentos, apesar de parecer “gesto de simples”, irá possibilitar que os conselheiros garantam que mais adolescentes que tiverem seus direitos violados possam ter um atendimento rápido e eficaz. “Nós valorizamos este trabalho, fiquei sabendo que na gestão passada além de não ter investimentos no setor, o prefeito nunca recebeu os conselheiros para discutir projetos”, enfatizou ele.

Nos siga no