Política

Bernal deixa postos sem remédios e André socorre Capital pela 2ª vez

Kleber Clajus e Leonardo Rocha | 18/03/2014 12:46
Puccinelli garantiu apoio a Campo Grande na aquisição de medicamentos em falta na rede de saúde (Foto: Marcos Ermínio)
Puccinelli garantiu apoio a Campo Grande na aquisição de medicamentos em falta na rede de saúde (Foto: Marcos Ermínio)

O governador André Puccinelli (PMDB) garantiu, nesta terça-feira (18), que fará novo repasse de medicamentos para Campo Grande. A medida ocorre a pedido do prefeito Gilmar Olarte (PP), que recebeu informação da falta de remédios deixada pela gestão do cassado Alcides Bernal (PP). Esta seria a segunda ajuda do Estado na saúde da Capital, a primeira ocorreu em abril de 2013.

“Marquei reunião hoje à tarde com o secretário estadual de saúde, Antonio  Lastória, para ver se temos medicamentos à disposição. Se não tivermos, poderemos fazer convênio com a prefeitura em um repasse fundo a fundo e em 72 horas iremos ajudar a cidade de forma emergencial”, disse Puccinelli, ao elogiar ainda Olarte por ser “rápido e ágil” ao pedir ajuda.

Para o governador, mesmo que Campo Grande e outros 22 municípios tenham gestão plena de saúde, não sendo responsabilidade do governo do Estado adquirir medicamentos, ele não vai deixar de ajudar a Capital.

Esta é a segunda vez que Campo Grande enfrenta falta de medicamentos em 15 meses. A primeira ocorreu quando Bernal ainda era prefeito e em virtude da demora no processo de compra, iniciado em 25 de janeiro de 2013.

Em abril, faltava de agulhas a anti-inflamatório e, por isso, o governo do Estado socorreu a Capital com repasse de remédios e materiais de consumo no valor de R$ 229 mil. Parte dos itens foi devolvida com a chegada, em maio, dos medicamentos adquiridos pela Prefeitura avaliados em R$ 14,3 milhões.

Para o prefeito Gilmar Olarte, que se reuniu com Puccinelli e vereadores na manhã de hoje na Governadoria, um balanço completo sobre a saúde deve ser apresentado, na quinta-feira (20), pelo titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Jamal Salem (PR).

“A população quer resultados e nosso trabalho é dar normalidade a Prefeitura, porque sabemos que algumas coisas estavam em dificuldade”, admitiu o progressista.

Além do pedido de ajuda para os medicamentos, Olarte também solicitou do governador parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para garantir sinalização adequada na Capital.

Nos siga no