Política

Audiência debate instalação de câmeras para reforçar segurança na Capital

Fabiano Arruda | 28/04/2011 17:51

Vereadores discutem sobre o tema na próxima quarta-feira

Audiência foi proposta pelo vereador Alex do PT.
Audiência foi proposta pelo vereador Alex do PT.

A instalação de monitoramento com câmeras de TV para auxiliar o trabalho da Segurança Pública em Campo Grande será tema de audiência na próxima quarta-feira, a partir das 9 horas, no plenário da Câmara Municipal.

A audiência foi proposta pela Comissão de Segurança Pública da Casa, presidida pelo vereador Alex do PT.

Segundo o parlamentar, a maioria das capitais no País possui este modelo de monitoramento e o mecanismo tem papel importante para elucidar crimes.

“As câmeras de segurança já ajudaram a solucionar crimes em Campo Grande como a morte de um segurança numa boate na área Central e o caso do assassinato de uma arquiteta. Recentemente, em São Paulo, as imagens ajudaram a salvar um bebê que foi abandonado na caçamba. Queremos chamar o debate”, explica.

O petista destaca que os circuitos de vídeo, além de auxiliar a Polícia, podem servir para inibir a ação de criminosos.

Alex quer, a partir do resultado da audiência, estudar a formulação de um projeto sobre o tema para ser apresentado na Casa.

“Temos que estudar custos, viabilidade, questão de testes. Mas a instalação destes equipamentos nas saídas da cidade, no Centro, em regiões que mais registram crimes, entradas de bancos, enfim, é um item que faz parte de qualquer município e não tem causas partidárias”, pontua.

O assunto não é novo e por vezes centralizou debates na Capital. Segundo o vereador, um projeto do deputado estadual Cabo Almi, à época parlamentar na Câmara, chegou a tramitar na casa, porém, parou na CCJR (Comissão de Constituição de Justiça e Redação).

Para a audiência, foram convocados autoridades em Segurança Pública do Estado, como delegados da Polícia Civil e integrantes do Comando Geral da Polícia Militar, bem como o Instituto de Tecnologia e Informática de Campo Grande e empresários. Na maioria dos casos, o circuito interno de segurança dos estabelecimentos comerciais tem auxiliado o trabalho das Polícias em crimes.

Câmeras em residências e comércios têm auxiliado polícias; vereador quer circuitos nas principais vias de Campo Grande. (Foto: João Garrigó)
Nos siga no