Política

Aprovado projeto de uso de energia solar em casas

Redação | 03/03/2010 12:51

Os deputados estaduais aprovaram, na sessão legislativa desta quarta-feira, um projeto de lei que dá preferência à utilização de energia solar na escolha do sistema de aquecimento de água das casas construídas através de programas do governo ou com recursos públicos.

A proposta do deputado Ivan de Almeida (PRTB) não obriga o uso desse sistema, mas diz que ele deve ter preferência na hora da escolha e que o sistema de aquecimento de água por energia solar, se for o mecanismo adotado, deve ser dimensionados para atender, no mínimo, 70% da demanda de água quente.

Em sua justificativa, o autor da proposta lembra que a medida é benéfica ao meio ambiente, pois promove uma redução do consumo de energia elétrica e consequente redução dos valores das contas, "fator fundamental do projeto, visto que a proposta tem como alvo habitações populares".

O chuveiro elétrico é uma das maiores fontes de consumo de energia de uma residência e, de acordo com o deputado Coronel Ivan, é responsável por um consumo familiar de 1204 KWh/ano.

Nos siga no Google Notícias