Política

Aprovado exame obrigatório de trombofilia na rede pública de MS

Projeto segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja

Leonardo Rocha | 22/11/2017 13:37
Márcio Fernandes, autor do projeto, ao lado de Antonieta Amorim e Rinaldo Modesto (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Márcio Fernandes, autor do projeto, ao lado de Antonieta Amorim e Rinaldo Modesto (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o projeto que torna obrigatório a realização de exames para detectar a trombofilia, na rede pública de saúde, em Mato Grosso do Sul. Os deputados aprovaram a matéria em definitivo, na sessão desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa.

O projeto do deputado Márcio Fernandes (PMDB) destaca que todas as unidades conveniadas pelo SUS(Sistema Único de Saúde) deverão disponibilizar este exame preventivo, de forma gratuita, quando houver solicitação médica.

O autor justificou que é uma forma de evitar maiores complicações, principalmente na gravidez. “Quando for solicitado o exame por um médico, deve ser feito de forma gratuita na rede pública, até para avaliar se o paciente tem pré-disposição para ter a doença, antes não era solicitado, trazendo muitos transtornos".

O deputado também citou que é uma doença que está atingindo mulheres, de diferentes idades. “Este projeto buscar disponibilizar o exame como uma medida preventiva, até para evitar eventuais mortes no futuro, pois com o diagnóstico precoce, significa custo menor para o governo, com tratamento na fase inicial”, explicou.

A trombofilia é uma doença relacionada ao entupimento de artérias que bloqueiam a passagem do sangue, formando coágulos em uma ou mais veias, localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas, podendo afetar órgãos vitais como coração e pulmão.

Nos siga no