Política

Após seis meses de desgaste, Bernal se propõe a “virar a página”

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 04/07/2013 14:55
Bernal tenta romper ciclo de crise conversando com oposicionistas (Foto: Marcos Ermínio)
Bernal tenta romper ciclo de crise conversando com oposicionistas (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) confidenciou hoje a um grupo de vereadores que está disposto a “virar a página” e superar os desgastes que sofreu nestes primeiros seis meses de governo, inclusive com risco de cassação de mandato a partir de investigações abertas na Câmara de Campo Grande, Tribunal de Contas e Ministério Público Estadual. Bernal esteve reunido nesta manhã de quinta-feira (4) com os vereadores Chiquinho Telles (PSD), Airton Saraiva (DEM) e Marcos Alex (PT), seu líder na Câmara, além do secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz.

Segundo Saraiva, um dos participantes da reunião, a proposta de superar o período de sucessivas crises foi feita por ele e prontamente aceita por Bernal. “Eu disse para ele que é preciso virar a página dos últimos seis meses e que tanto o Legislativo quando Executivo precisam avançar o mais rápido possível”, revelou o democrata.
Bernal também teria dito que está disposto a abrir diálogo com todos os vereadores para construir uma agenda positiva para o segundo semestre de 2013. “Olha, essa foi a primeira conversa nesse nível e eu senti que o Bernal está aberto”, informou Saraiva.

Um dos pontos de convergência, segundo Airton Saraiva, foi a proposta do prefeito de preparação do município para a construção de um novo Paço. Esta manhã, a Câmara aprovou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assinada por quase todos os vereadores, prevendo a construção do Parque dos Poderes Municipal a partir de 2014.

O entusiasmo de Saraiva tem a ver também com a sinalização do prefeito Alcides Bernal de que vai concretizar emendas orçamentárias dele para este ano. Saraiva é um dos vereadores que mais criticaram Bernal na Câmara.
Outro vereador que teve uma atuação bastante crítica quanto a Bernal e travou com ele acusações verbais acirradas é Chiquinho Telles, que chegou a ser o autor da primeira “moção de repúdio” aprovada contra um prefeito na Câmara. Bernal chegou a chamá-lo de “fofoqueiro”. Indagado sobre a conversa, o tom de Chiquinho pareceu mais ameno em relação ao prefeito, economizando comentários. “Só discutimos obras, como a UPA da Moreninha e o viaduto da Coca-cola”, limitou-se a dizer.

Sobrevivência política – Para Airton Saraiva, a mudança de postura de Bernal e dos vereadores a partir do segundo semestre do ano já chega a ser uma questão de sobrevivência política. “Os dois poderes (Executivo e Câmara) precisam mudar de atitude, senão nenhum dos seus integrantes vai conseguir a reeleição”, afirmou o vereador.

O democrata entende que a conversa de hoje com Bernal pode efetivamente representar o “início de um novo relacionamento”. Ressalvou, porém, que é preciso continuar nesse caminho. “Vai funcionar se o Bernal mantiver esse comportamento”, afirmou.

 

Nos siga no