Política

Após pedir indenização, Bernal requer condenação criminal de vereador

Zemil Rocha | 07/11/2013 14:02
Bernal pede a condenação do vereador Elizeu por crimes contra a honra (Foto: arquivo)
Bernal pede a condenação do vereador Elizeu por crimes contra a honra (Foto: arquivo)

Depois de entrar com pedido de indenização por dano moral, o prefeito Alcides Bernal (PP) ingressou nesta semana com outra ação contra o vereador Elizeu Dionízio (SDD), desta vez uma “queixa-crime” na 6ª Vara Criminal de Campo Grande. A ação visa a condenação de Elizeu por ter chamado Bernal de “ladrão”.

Acusando Elizeu de ter praticado os crimes de injúria, calúnia e difamação, o prefeito da Capital requereu seja a queixa-crime sej processada e julgada procedente para condenar o ex-relator da CPI da Inadimplência nos artigos 138, 139 e 140, combinado com o artigo 141, II e III e art. 70, todos do Código Penal.

No dia 6 de setembro, quando ainda era relator da CPI do Calote, Elizeu fez a grave acusação contra Bernal em meio a protestos de movimentos populares na Câmara de Campo Grande. “Será que essas pessoas sabem que Bernal está roubando dinheiro do cofre da prefeitura? Será que essas pessoas sabem que o prefeito está desviando dinheiro do tapa-buraco e das merendas dos Centros de Educação Infantil (Ceinfs)?”, questionou o vereador.

Na queixa-crime, Bernal considera que as “afirmações são perniciosas” e essas “levianas acusações são carentes de seriedade e veracidade, por atribuir conotação criminosa a conduta do Querelante, imputando prática de crime para atingir a honra e a imagem, o que acarreta dano de várias naturezas”.

Afirma ainda que o que Elizeu Dionízio chamou Bernal de “ladrão” sem um mínimo de provas sobre as práticas criminosas, nem mesmo no relatório final da CPI da Inadimplência, relatada pelo vereador. Tratar-se, segundo Bernal, de “típico exemplo de mau conduta parlamentar, afastando-se de sua missão institucional de legislar e fiscalizar desvirtuando completamente de suas finalidades, na qual descambou para a ofensa e assaques contra a honra e decoro”.

 

Nos siga no