Política

Após cinco horas, termina depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro

Nyelder Rodrigues | 10/05/2017 18:31
Lula foi recebido com festa por militantes em Curitiba (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)
Lula foi recebido com festa por militantes em Curitiba (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

Durou cerca de cinco horas o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba (PR), onde tramita as ações referentes à Operação Lava Jato e que não estão sob foro privilegiado de parlamentares - esses casos são tratados no STF (Supremo Tribunal Federal).

O interrogatório começou, no horário de Mato Grosso do Sul, por volta das 13h, e terminou a pouco, por volta das 18h10. Lula foi ouvido por Moro no caso referente ao triplex de Guarujá (SP), imóveis que pertenceria ao ex-presidente e teria sido adquirido como pagamento por conceder benefícios a empreiteiras.

O conteúdo do depoimento, por ora, não foi revelado. Lula é acusado de receber R$ 3,7 milhões em propina da OAS e também foi citado pelos delatores da Odebrecht em pelo menos seis situações. Eles disseram que os pagamentos eram feitos em dinheiro e eram do conhecimento do ex-presidente.

Em outro caso, Emílio Odebrecht, e Alexandrino Alencar relataram que Lula teria se comprometido a melhorar a relação entre o grupo Odebrecht e a então presidente Dilma Rousseff. Em contrapartida, Lula receberia o apoio da Odebrecht para a atividade empresarial do filho Luis Cláudio Lula da Silva.

Pelo menos 50 militantes sul-mato-grossenses que foram a Curitiba, em um ônibus fretado pelo PT (Partido dos Trabalhadores), participam dos atos em apoio ao ex-presidente. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também foi prestar apoio à Lula na cidade.

Os manifestantes estão concentrados na praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, onde foi montado um palco em que acontecem diversos shows e eventos culturais. Logo que terminou o depoimento, Lula seguiu da sede da Justiça Federal paranaense para o local da manifestação petista.

Nos siga no