Política

Apesar da demissão por improbidade, Bernal vai manter supersecretário

Zemil Rocha | 01/11/2013 15:30
Gustavo Freire continua gozando a confiança do prefeito Alcides Bernal (Foto: arquivo)
Gustavo Freire continua gozando a confiança do prefeito Alcides Bernal (Foto: arquivo)

O prefeito Alcides Bernal (PP) vai manter o supersecretário Gustavo Freire no cargo, apesar da demissão por improbidade administrativa efetivada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em razão da acusação de cobrança de propina, entre 2007 e 2008, quando era auditor da Receita Federal em Corumbá. “Não vai ter mudança nenhuma. Ele vai continuar”, informou um assessor de Bernal.

A única alteração que pode acontecer, segundo ele, é o prefeito exonerá-lo do cargo de secretário de Governo, já que se mostrou disposto, na reunião com os dirigentes do PT, a escolher alguém com habilidade política para a função. Freire, porém, deve continuar chefiando a Secretaria Municipal de Receita.

Para Bernal, ainda não há nenhuma condenação definitiva contra Gustavo Freire, não se podendo, portanto, alegar que há infringência à Lei da Ficha Limpa, que impede a administração pública de contratar ou manter nos seus quadros pessoas que cometeram crimes contra o poder público ou improbidade administrativa.

Gustavo Freire já conversou com Bernal sobre a recente demissão e garantiu ao prefeito que houve erros no trabalho da comissão que procedeu às investigações. “Ele vai entrar com recurso no processo administrativo”, informou o assessor do chefe do Executivo municipal.

O processo de improbidade administrativa contra Gustavo Freire tramita na 1ª Vara da Justiça Federal de Corumbá. Já foram apresentadas as peças de defesa e os autos estão prontos para decisão judicial. Freire é acusado de liberar cargas de uma refinaria de petróleo sem o pagamento de tributos. Escutas telefônicas da operação Vulcano, realizada pela PF (Polícia Federal) em 2008, revelaram também atuação de Freire com outros funcionários públicos para liberação de maquinários. 

 

Nos siga no