Política

André veta Lei para reduzir sacolas plásticas

Redação | 01/04/2010 09:50

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), vetou projeto de Lei do deputado Paulo Duarte (PT) que tinha como objetivo reduzir o uso de sacolas plásticas por consumidores de supermercados do Estado, para reduzir a poluição ao meio ambiente e baratear o custo dos produtos.

A argumentação do governador na mensagem de veto, é que se as sacolas não forem distribuídas gratuitamente os consumidores acabarão comprando e os prejuízos ao meio ambiente ocorrerão da mesma forma, com o agravante de onerar o consumidor.

O deputado classifica como "ridícula" a argumentação e atribui o veto ao atendimento ao "lobby de fabricantes" e também ao fato de o projeto ter partido dele. "Não vou desistir do projeto. Fiquei mais de um ano trabalhando em cima dele", avisa.

O parlamentar argumenta que a intenção da Lei é proteger o meio ambiente e também o consumidor, que acaba pagando pelas sacolas acreditando que está levando de graça.

Ele lembra que o custo da sacola está embutido no preço da mercadoria e uma vez que os estabelecimentos passarem a discriminar o que cobram pelas sacolas o consumidor fará uso mais racional e com isso vai economizar.

Nos siga no Google Notícias