Política

André entrega licença prévia para fábrica da Petrobras

Redação | 16/11/2010 06:14

O governador André Puccinelli (PMDB) entrega hoje à Petrobras a licença prévia para a construção da fábrica de fertilizantes e agroquímicos no município de Três Lagoas.

A cerimônia será às 10h, na governadoria, com a presença da prefeita Márcia Moura (PMDB).

A licença prévia é uma das etapas obrigatórias no processo para permitir a implantação da unidade.

A concessão desse licenciamento demonstra que a área possui viabilidade ambiental, que a localidade comporta o projeto industrial e que os estudos apontam que a fábrica pode ser implantada, considerando que os impactos que porventura ocorrerem podem ser mitigados.

A detalhada avaliação técnica para aprovação licença leva em conta, por exemplo, fatores ambientais como a disponibilidade de água e locais apropriados para sistema de lançamento de efluentes.

A partir da obtenção deste documento, o empreendedor fica autorizado a começar a execução de estudos para a próxima etapa, que é a solicitação da licença de instalação.

A fábrica produzirá diariamente em torno de 2.200 toneladas de amônia e 3.600 de uréia granulada. Com essa capacidade, será a maior fábrica de fertilizantes nitrogenados do Brasil.

O fertilizante é um dos principais insumos para o crescimento e melhoria da produtividade agrícola nacional. A produção de Três Lagoas ajudará a reduzir a dependência das importações de fertilizantes, uma vez que, atualmente, o País importa cerca de 70% do que consome.

A construção da unidade deverá ser concluída no segundo semestre de 2014, gerando cinco mil postos de trabalho em seu pico.

Nos siga no Google Notícias