Política

André diz que novas regras eleitorais equalizam campanha

Redação | 02/08/2010 09:04

O governador André Puccinelli (PMDB) admitiu nesta manhã, ao Campo Grande News, que as novas regras impostas pela Justiça Eleitoral engessam a campanha, mas, por outro lado, equalizam a concorrência entre os candidatos.

"Sempre engessa um pouco, mas acho que são boas normas, porque equalizam a campanha, deixam os candidatos em iguais condições e previnem o abuso de poder", declarou, durante entrevista em seu apartamento, na área central da Capital.

A opinião do governador é semelhante à do juiz eleitoral Fernando Campos Paes, da 35ª Zona Eleitoral. Questionado sobre as novas regras, bem mais restritivas que na campanha passada, ele disse que o conjunto de determinações "iguala a condição dos candidatos, principalmente aqueles de menor poder aquisitivo".

A nova regra proíbe os anúncios pagos (em portais de notícias, por exemplo), além de propaganda em sites de pessoas jurídicas ou de entidades da administração pública.

Pode fazer comício, passeata e carreata e usar carro de som tocando jingles ou mensagens dos candidatos. Entretanto, showmícios, como na eleição passada, estão vetados.

Os amplificadores não podem ficar a menos de 200 metros de locais como as sedes dos três poderes, nem hospitais. Perto de escolas, bibliotecas e igrejas, só quando estes locais estiveram fora do horário de funcionamento.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também proibiu a distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas e cestas básicas até a data das eleições.

Este tipo de brinde só pode ser feito sem o nome e o número do candidato. A marca do partido está liberada.

Nos siga no Google Notícias