Política

Alunos com déficit de atenção podem ter regras diferentes em provas

Proposta sobre avaliações destes alunos nas provas foi apresentado na Assembleia Legislativa

Leonardo Rocha | 30/08/2019 08:53
Estudantes da rede estadual de ensino (Foto: Arquivo)
Estudantes da rede estadual de ensino (Foto: Arquivo)

Os alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade podem ter regras diferentes em provas nas escolas públicas e privadas do Estado. Eles terão mais tempo para terminar as avaliações e ainda ficarão em local diferenciado, com auxílio do professor especializado.

É o que prevê o projeto do deputado José Carlos Barbosa (DEM), que foi apresentado na Assembleia. “A proposta advém da necessidade de auxílio a estas crianças e se aprovada vai contribuir para o aumento do aproveitamento escolar dos alunos que sofrem com esse transtorno”, explicou o autor.

A proposta ainda permite que estas crianças tenham assentos na primeira fila, com a cadeira afastada de janelas, cartazes ou outros elementos que podem gerar distração. Para dispor destas regras diferentes, os pais ou responsáveis devem apresentar laudo médico (especialista) comprovando o transtorno.

As escolas da rede pública e privada devem dispor de recursos didáticos diferenciados e adequados para atender estes alunos. A proposta segue para as comissões da Assembleia e depois será votada em plenário pelos deputados. Se for aprovada ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no