Política

Advogados pressionam por lei que pune servidor público em caso de desrespeito

Projeto foi discutido com deputados estaduais e deve ser encaminhado para proposição do Executivo

Nyelder Rodrigues | 20/05/2021 16:28
Além de servidores do Judiciário, funcionários públicos do Executivo e Legislativo também estariam sujeitos (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Além de servidores do Judiciário, funcionários públicos do Executivo e Legislativo também estariam sujeitos (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Um grupo de advogados de Mato Grosso do Sul quer que servidores públicos estaduais sejam punidos em até 30 dias de suspensão em caso de desrespeito a advogados que estejam no exercício de sua função profissional. O projeto de lei que promete polêmica, por colocar advogados em posição de superioridade em debates, já foi discutidos com deputados estaduais e encaminhado para o Executivo.

A criação de punição para servidores exigiria mudança no estatuto que rege o trabalho do funcionalismo público e, por isso, precisa ser pautado pelo próprio Executivo. Contudo, o auxílio de deputados na indicação do texto é bem vindo pelo grupo.

"Em Santa Catarina foi aprovada uma lei semelhante, que protege não apenas as prerrogativas dos advogados, mas a própria cidadania", explica a advogada Rachel Magrini ao comentar a apresentação de tal medida aos parlamentares.

Rachel, que é pré-candidata a presidência da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul), frisa que a iniciativa parte de grupo com as mais variantes políticas dentro da própria OAB.

O projeto prevê punições a servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário que violem as prerrogativas da advocacia de Mato Grosso do Sul. Magrini entregou a proposta na segunda-feira (18) para o deputado João Henrique Catan (PL), que ficou de analisá-lo e também encaminhá-lo ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

"O advogado representa a população perante à Justiça e deve ter garantido seus direitos em todas as esferas de Poder Público", conta Rachel. Um exemplo de aplicação da legislação, se aprovada, é quando o acesso a processos ou atendimento forem negados, ou mesmo ter acesso a um cliente preso.

Nos siga no