Meio Ambiente

Voluntários retiram mais de 1,5 tonelada de lixo do Rio Negro

Material recolhido encheu a carroceria de quatro caminhonetes e tudo foi levado ao aterro sanitário da cidade

Bruna Marques | 13/06/2022 10:59
Lixo retirado do Rio Negro e sendo colocado no carro para descarte. (Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental)
Lixo retirado do Rio Negro e sendo colocado no carro para descarte. (Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental)

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, mutirão formado por voluntários retirou mais de uma tonelada e meia de sujeira ao longo do Rio Negro, no município de mesmo nome, distante 144 quilômetros de Campo Grande. 

A ação aconteceu no último sábado (11) e contou com ajuda da Polícia Militar de Rio Negro, da Câmara Municipal, Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Sanesul e empresários do Município. A limpeza foi feita no trecho do rio que passa pela cidade. 

Os polícias e voluntários encontraram no local pneus, garrafas pets, latas, sacolas plásticas, tambores, dentre outros itens. O material recolhido encheu a carroceria de quatro caminhonetes e tudo foi levado ao aterro sanitário da cidade.

Para retirada do lixo, foi preciso auxilio de barcos. (Foto: Polícia Militar Ambiental)

O Rio Negro é importante para várias atividades econômicas de diversos municípios do Estado, inclusive, a pesca comercial e esportiva, que geram renda para milhares de trabalhadores. Por isso, o objetivo da ação é sensibilizar a população sobre a importância de preservar os rios, que são recursos finitos, escassos e esgotáveis. Além de chamar a atenção para o problema, promovendo a Educação Ambiental, no sentido de diminuir o lançamento de resíduo no rio, bem como a degradação das suas áreas de preservação permanente. 

Nos siga no