Meio Ambiente

Vacas atolam em voçoroca de 10 metros e bombeiros tentam resgate

Animais "sumiram" na hora da ordenha e foram encontrados em área de córrego assoreado

Marta Ferreira | 18/12/2019 16:25
Animais ficaram "presos" em vala e precisaram de resgate. (Foto:
Animais ficaram "presos" em vala e precisaram de resgate. (Foto:

O Corpo de Bombeiros foi chamado, nesta quarta-feira (18), para resgatar duas vacas leiteiras em uma região de assoreamento do Corrego do Baile, em Nova Andradina, município a 300 km de Campo Grande. Com as chuvas recentes, a voçoroca, de mais de 10 metros de extensão foi tomada pela água e os animais entraram no lugar e depois ficaram “presos”.

Conforme apurado, máquinas da prefeitura foram levadas, mas o resgate ainda não havia sido feito até às 16h30.

A situação do córrego é problemática há pelo menos 8 meses. Em junho, policiais militares ambientais fizeram vistoria e identificaram a necessidade de obras complexas para mudar o quadro.

O córrego fica passa em propriedade particular, mas também em área da prefeitura. Segundo a reportagem apurou, depois da vistoria da PMA, o caso foi encaminhado para adoção de providências pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o site Nova Notícias, durante a preparação para ordenha das vacas leituras, o trabalhador responsável não encontrou os animais e, junto com o proprietário saiu à procura, encontrando-os no buraco.

Arrendatário de parte da terra, que segundo informado pertence ao ex-senador Antonio Russo, o dono das duas vacas, disse que os animais estão avaliados em torno de R$ 7 a 8 mil reais. Elas foram resgatadas debilitadas, mas não corriam riscos.

Nos siga no