Meio Ambiente

União reconhece situação de emergência em MS por fogo no Pantanal e cerrado

Portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira

Tainá Jara | 14/09/2020 17:25
Chamas consomem área de conservação em Alcinópolis (Foto: Divulgação/Imasul)
Chamas consomem área de conservação em Alcinópolis (Foto: Divulgação/Imasul)

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Mato Grosso do Sul pelo fogo que se alastra pelo Pantanal e cerrado. Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, desta segunda-feira, e é necessária para viabilizar recursos para debelar as chamas nas áreas de conservação.

A publicação é assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, que esteve no Estado ontem para traçar estratégias junto com o governo estadual. Ele prometeu disponibilizar recursos ilimitados para ajudar a enfrentar a situação.

No final de julho, situação de emergência foi decreta para atender os municípios de Ladário e Corumbá, onde se concentravam as áreas de incêndio no Pantanal. Recurso de R$ 500 mil foi destinado, no começo de setembro, para as ações na região.

Com o avanço do fogo para outros municípios, áreas como do Parque Nacional das Nascentes do Rio Taquari, nos municípios de Alcinópolis e Costa Rica, foram atingidas nesta semana. A unidade de conservação é a primeira do estado e guarda sítios arqueológicos de 11 mil anos.

O Estado enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos e a pior série histórica de focos de incêndio dos últimos 20 anos.

Nos siga no