Meio Ambiente

Último fim de semana do verão terá chuvas e temperatura mínima de 16ºC

Amanda Bogo | 17/03/2017 14:50
Sol indo embora na última sexta-feira de verão, em Campo Grande (Foto: Lucimar Couto)
Sol indo embora na última sexta-feira de verão, em Campo Grande (Foto: Lucimar Couto)

O fim de semana em Mato Grosso do Sul, o último do verão, será de tempo instável, com pancadas de chuva fortes nas regiões norte e nordeste do Estado. As temperaturas caem, e a mínima no domingo será de 16º C. A previsão é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Conforme o instituto, a instabilidade acompanhada de trovoadas isoladas ocorre no sábado (18) e no domingo (19), sendo que neste último a condição ocorre no período da tarde, exceto na região sul do Estado.

Com a frente fria que chegou ao Estado nesta sexta-feira (17), as temperaturas continuam caindo no fim de semana, mas com a redução das chuvas voltam a subir no decorrer dos dias. Os termômetros marcam mínima de 17º C e 16º C, enquanto a máxima chega aos 33º C e 31º C, respectivamente.

Em Campo Grande, deve chover forte em pontos isolados no período da tarde. Os termômetros registram mínimas de 20º C e 19º C, enquanto a máxima será de 28º C.

Início do outono - A estação do outono tem início na segunda-feira (20). Conforme o Inmet, a tendência é que Mato Grosso do Sul tenha chuvas dentro do normal para a época, bem como as temperaturas permaneçam na média.

A precipitação em abril fica entre 70 a 130 milímetros e caem em maio, quando passam para 32 a 100 mm e em junho ficam entre 8 e 50 mm.

Céu com nuvens em Campo Grande nesta sexta-feira (Foto: Marcos Ermínio)

As temperaturas caem no decorrer do período devido as massas de ar polares que começam a dominar. As mínimas ficam entre 17º C a 21º C em abril; 14º C a 18º C em maio; 11º C a 17º C em junho, enquanto são esperadas máximas de 29º C a 31º C para abril e de 27º C a 31º C nos demais meses.

Semana - O céu nublado com pancadas de chuva isoladas se mantém no início da semana, tanto na segunda quanto na terça-feira (21). A condição climática permanece durante o período, e as temperaturas voltam a subir. A mínima será de 18º C, enquanto a máxima fica nos 33º C.

Nos siga no