Meio Ambiente

Trilha em estância de São Gabriel revela belezas além de Bonito e Pantanal

Bruno Chaves | 08/06/2014 16:48
Caminho que tem cachoeiras, grutas e sumidouro promete integrar homem e natureza (Foto: Marcos Ermínio)
Caminho que tem cachoeiras, grutas e sumidouro promete integrar homem e natureza (Foto: Marcos Ermínio)

Distante a 140 quilômetros de Campo Grande, São Gabriel do Oeste revela belezas naturais, que vão além dos campos da agricultura e pecuária. A cidade, que possui cachoeiras, grutas, lagoas e rios, tudo em meio a muito verde, promete encantar turistas e mostrar que Mato Grosso do Sul vai além de Bonito e Pantanal, regiões mais procuradas pelos visitantes do Estado.

Neste domingo (8), em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, por meio da Prefeitura de São Gabriel do Oeste, realizou a 9ª edição da “Caminhada da Natureza”, trilha ecológica que percorre sete quilômetros em meio a Estância Água Viva. Este ano, foram aproximadamente 80 participantes.

“É um evento de turismo contemplativo. É um jeito de fazer com que as pessoas conheçam nossas belezas naturais, como cachoeiras e grutas, além de incentivar a prática de exercícios”, explicou a coordenadora de turismo da prefeitura, Hérica Bortolini.

Quem passou pelo caminho dentro da estância pode conferir, de perto, uma sequência de quatro cachoeiras, três grutas, um sumidouro – espaço em que o rio some dentro das pedras, e cascatas. “Começamos de manhã, com um alongamento e depois uma caminhada”, contou Hérica.

Entre os participantes da “Caminhada da Natureza” estava o empresário Gilmar Galvan, 29 anos, e a esposa. Juntos, eles percorreram os sete quilômetros da trilha e aprovaram o passeio. “Eu recomendo para quem gosta de natureza e para quem precisa desestressar. É uma área bem limpa e preservada. Pretendo voltar”, afirmou.

Apesar de existir a nove anos, a trilha em São Gabriel ainda é pouco conhecida. Quem teve a oportunidade de contemplar de perto a natureza sul-mato-grossense foi o suíço Robert Keller, 50, que está de visita no Brasil por causa da Copa do Mundo de Futebol.

Depois de conhecer Bonito, o turista foi informado sobre São Gabriel e resolveu esticar o tempo de turismo em solo local. De lá, ele segue, na próxima quinta-feira (12), para Brasília (DF), onde aguardará a estreia da Suíça no mundial, em jogo disputado contra o Equador. Além do estrangeiro, a trilha de hoje contou com turistas de Coxim e Campo Grande.

Cachoeira dos Namorados embalou relacionamento dos donos de estância (Foto: Marcos Ermínio)
Trilha de contemplação possui 7 quilômetros e muitas surpresas (Foto: Marcos Ermínio)

Paixão antiga – Dono da Estância Água Viva, que oferta tantas possibilidades de contemplação, José Rohr, 62, revelou que cuidar das belezas naturais da área é uma paixão antiga, existente há mais de 43 anos. “Conheço aqui há muito tempo. Sempre tive uma paixão por esse lugar, por isso sempre faço questão de manter a preservação e ter um cuidado especial”, revelou.

Ele comprou a área há 13 anos, que chegou a ficar fechada, durante pouco tempo para visitação. Entretanto, as porteiras logo foram reabertas para quem quisesse a chance ficar mais perto da natureza.

“É difícil uma pessoa que não fica maravilhada e encantada em poder ver, num espaço pequeno, tamanha quantidade de belezas. Nem Bonito não tem tanta em um lugar tão pequeno”, opinou.

José ainda destacou o fato de cada uma das atrações ter nome próprio. Entre elas, está a Cachoeira dos Namorados. “Eu e minha esposa começamos a namorar aqui. Nos finais de semana a gente se encontrava, tomava banho, fazia piquenique... Isso vai fazer 38 anos. Por isso, decidimos batizar ela com esse nome”, contou.

Cidade da produção agrícola e do turismo ecológico – Um dos objetivos da “Caminhada da Natureza” é mostrar aos visitantes de São Gabriel do Oeste que a cidade, além de ser conhecida pela produção agrícola, também pode ganhar notoriedade pelo turismo ecológico.

“É o contato do homem com a natureza. São Gabriel tem característica de produção agrícola, mas também tem locais que estão perfeitamente preservados. Queremos manter essa consciência ecológica na população, de que podemos conviver em um ambiente natural e saudável”, disse o prefeito Adão Rolim.

Nos siga no