Meio Ambiente

Temporal foi concentrado na Nova Campo Grande por formação de nuvem cumulonimbus

O calor estava espalhado pela cidade, mas região afetada tinha o maior “estoque” de umidade

Aline dos Santos | 19/01/2022 10:43
Por volta de 17h40, câmera registrou nuvem cumulunimbus (à direita) no céu da cidade. (Foto: Reprodução/Clima Ao Vivo)
Por volta de 17h40, câmera registrou nuvem cumulunimbus (à direita) no céu da cidade. (Foto: Reprodução/Clima Ao Vivo)

A concentração da chuva na tarde de ontem nos bairros Nova Campo Grande e Santo Amaro, na saída para Aquidauana, pode ser explicada pela alta temperatura e maior presença de umidade do que nas demais regiões da Capital.

O temporal chamou a atenção por ficar restrito a essa borda da cidade, na região Oeste, enquanto que no Centro e demais áreas, não caiu uma gota. A combinação do calor e muita umidade resultou na formação da nuvem cumulonimbus, que provoca chuva forte, queda de granizo e ventania. 

“A formação dessa nuvem é decorrente da alta temperatura e presença de umidade. A umidade não é homogênea [em toda a cidade]. Formou a cumulonimbus, com queda de granizo e rajada de vento de até 83 km/h”, afirma o meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Estação Meteorológica do Tempo da Uniderp. 

Ou seja, nas outras regiões de Campo Grande, não havia tanta umidade no ar para a formação desse tipo de nuvem. “É a mais perigosa para a aviação. Se tivesse aeronave decolando teria que esperar”, diz o meteorologista. 

A região da chuva forte é onde fica localizado o Aeroporto Internacional de Campo Grande. No terminal, o vento derrubou divisórias e parte do teto em área que passa por reforma. 

A ventania retorceu a cobertura metálica da obra de posto de combustíveis na Avenida Duque de Caxias. A rajada de vento derrubou árvores, enquanto a queda de granizo assustou moradores. A região teve interrupção do fornecimento de energia elétrica. 

Vento retorceu estrutura metálica em obra na Avenida Duque de Caxias. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no