Meio Ambiente

Tempo seco prevalece pelo resto do mês, mas agosto promete chuva de até 230 mm

Até o próximo dia 31 de julho, previsão é de altas temperaturas e umidade relativa do ar abaixo de 30%

Adriano Fernandes | 15/07/2020 22:07
Sol no fim de tarde em Campo Grande ilumina o ypê, árvore símbolo da cidade. (Foto: Silas Lima)
Sol no fim de tarde em Campo Grande ilumina o ypê, árvore símbolo da cidade. (Foto: Silas Lima)

Sem previsão de chuvas, a segunda quinzena do mês de julho deve ter tempo firme, altas temperaturas e umidade relativa do ar em valores abaixo de 30% à tarde. O ideal para o organismo humano é umidade relativa do ar entre 40% e 70%, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). 

A chuva só deve voltar a cair com bastante intensidade no Estado a partir do mês de agosto, ainda conforme prognóstico divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta quarta-feira (15). 

Na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, que compreende cidades como Bela Vista, Jardim e Guia Lopes da Laguna, deve chover até 230 milímetros, durante todo o mês. 

Já na região leste o esperado é que chova até 160 milímetros por cidades como Costa Rica, Chapadão do Sul e Paraíso das Águas. Ainda segundo o prognóstico é esperado até 20 milímetros no centro-norte – que inclui cidades como Alcinópolis, Camapuã e Coxim - e 40 milímetros no Pantanal. 

A variação de temperatura durante o mês de agosto em Mato Grosso do Sul, deve ficar entre 14 °C a 35 °C. Na região sul do Estado se espera temperaturas mais baixas e a região pantaneira com temperaturas mais elevadas. 

Baixa umidade – Diante da previsão de tempo seco até o próximo dia 31 o Cemtec/MS (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos de Mato Grosso do Sul) recomenda que os morados bebam muito líquido, redobrem a atenção com idosos e crianças e procurem umidificar ambientes e evitar aglomerações.

Índice abaixo dos 30% pode causar prejuízos à saúde e provocar dores de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, cansaço e pele ressecada.

Nos siga no