Meio Ambiente

Superlua brilha no céu da última noite deste mês de janeiro

Mês começou e vai terminar com o espetáculo no céu; fenômeno poderá ser observado de MS e restante do mundo

Anahi Zurutuza | 31/01/2018 07:44
Lua foi super guia na noite de trilha em novembro de 2016 (Foto: Antonio Arguello/Divulgação)
Lua foi super guia na noite de trilha em novembro de 2016 (Foto: Antonio Arguello/Divulgação)

A superlua vai iluminar o céu de Campo Grande e outras cidades do mundo nesta quarta-feira, para fechar janeiro da mesma forma que o primeiro mês do ano começou. Também neste dia 31 está previsto para acontecer um eclipse lunar, fenômeno que não será tão visível em Mato Grosso do Sul, contudo.

Conforme apurou o Estadão com o IAC (Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias), a coincidência de eventos astronômicos não acontece desde 1982.

O acadêmico de física e integrante do Clube de Astronomia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rafael Pereira, explicou ao Campo Grande News na segunda-feira (29) que a superlua acontece quando a mesma se aproxima da órbita terrestre. “Não é incomum, ela aparenta ser um pouquinho maior. Quem tem o costume de observar, deve notar”.

Já o eclipse, segundo ele, é diferente dos solares. “Parece mais uma penumbra, uma sombra na lua. Ela não vai ficar totalmente encoberta”.

De novo - O mês começou e vai acabar com a superlua. A primeira noite de 2018 teve o espetáculo no céu, que faz parte de uma trilogia. A primeira foi em 3 de dezembro do ano passado, a segunda no dia 1º e a terceira neste dia 31.

Nos siga no