Meio Ambiente

Site sobre conscientização vai reunir material cultural sobre ações no Pantanal

Priscilla Peres | 27/07/2016 12:59
No ano passado, expedição levou cultura e conscientização aos ribeirinhos. (Foto: Divulgação)
No ano passado, expedição levou cultura e conscientização aos ribeirinhos. (Foto: Divulgação)

Pesquisadores, professores e ativistas de ONGs (Organizações não organizacionais) ligados a questão ambiental, lançam hoje em Campo Grande, o site da Pantanal Poética. O grupo realiza ações voltadas para o Pantanal brasileiro, com adicional de integrar cultura e ciência.

Em outubro do ano passado, um grupo com cerca de 30 pessoas percorreram o Pantanal sul-mato-grossense pelo rio Paraguai, para levar conscientização ambiental, por meio de palestras e atividades interativas. Eles também visitaram projetos sócio ambientais que existem ao longo do rio.

Além de pesquisadores e professores, artistas participaram da expedição e do encontro nasceram de 10 músicas inéditas, além de material para a realização de um documentário sobre a viagem que durou uma semana.

O website que será lançado hoje, reúne todos esses materiais e ainda contém informações sobre a expedição (integrantes, fotos, locais visitados, percurso, parceiros e mais) e sobre o Pantanal.

A professora da UFMS (Universidade Federal de MS), Icléia Albuquerque de Vargas conta que várias Ongs internacionais com ativistas do Paraguai, Bolívia, Argentina e Holanda, além de representantes de comunidades ribeirinhas e pesquisadores brasileiros embarcaram no navio da Marinha em Corumbá no ano passado.

"Quando começamos a organizar a viagem, pensamos em como a arte e a cultura poderia contribuir para esse despertar e para que os povos pudessem se reconhecer dentro desse universo, além de contribuir para que eles tenham melhor qualidade de vida", explica a professora.

O site lançado hoje, tem o intuito de reunir o material produzido durante a viagem do ano passado e demais ações que forem sendo feitas. Além de nortear, Ongs, pesquisadores ou voluntários que queiram se unir ao projeto.

O Pantanal Poética é promovido pela ONG Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Green Beat e o Programa Aliança Ecossistema (Both ENDS, IUCN NL e WI).

Nos siga no